Farmácia Maxifarma

10 coisas que as unhas podem dizer sobre a sua saúde

Suas unhas têm muito a revelar sobre a sua saúde! Observar a cor, o formato e possíveis alterações pode dar boas pistas sobre possíveis problemas.

07 de fevereiro de 2018 - Maxifarma

Aquilo que podemos observar no exterior do nosso corpo tem muito a nos dizer sobre o que se passa dentro dele. Justamente por isso, é importante estar atento aos sinais que aparecem em nossas unhas, pois algumas alterações de cor e formato podem indicar problemas de saúde.

Compostas principalmente por queratina, as unhas devem apresentar uma coloração rosada e ter uma superfície livre de rugosidades e ondulações. Quando elas mudam de cor, ficam mais grossas ou apresentam alterações em seu formato, é preciso ficar de olho na saúde.

A maior parte desses sinais corresponde a lesões na própria unha, porém existem sim aqueles que podem indicar problemas mais sérios. Conheça as principais alterações das unhas e o que elas revelam sobre a sua saúde:

1. Unhas quebradiças ou descamando

Pode ser desde uma consequência do envelhecimento até uma irritação pelo contato com produtos de limpeza ou deficiência de um nutriente. Neste último caso, pode indicar falta de cálcio, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E.

Além disso, estar com as unhas fracas e com tendência à descamação pode ser um sinal de anemia, problemas na tireoide, psoríase ou infecção por fungos.

2. Unhas grossas

O espessamento das unhas costuma ser um sinal de infecção por fungos, também conhecida como micose. É necessário fazer o tratamento com medicamentos antifúngicos de forma persistente, pois a unha pode levar até um ano para se recuperar totalmente.

3. Unhas em formato de colher

Quando a unha se torna côncava, parecida com uma colher, é preciso ficar atento para doenças no fígado (como a hemocromatose), problemas cardíacos, doenças pulmonares (bronquite e asma), hipotireoidismo e anemia.

Esse sintoma pode variar desde uma leve curvatura até uma depressão pronunciada na unha. Nos casos mais graves, é possível segurar uma gota de água na superfície ungueal.

4. Unhas amareladas

Uma coloração amarelada pode ser simplesmente o efeito da remoção de um esmalte de cor escura, o que não causa maiores problemas. Porém, se esse sinal permanecer por muitos dias, ele pode ser um indício de diabetes.

Já quando as unhas assumem essa coloração e ainda sofrem uma redução na velocidade de seu crescimento, elas podem indicar doenças respiratórias ou problemas no sistema linfático, como o acúmulo de líquidos.

5. Unhas azuladas ou arroxeadas

Unhas com uma coloração azulada ou arroxeada podem indicar problemas no transporte e no uso do oxigênio pelo corpo, como asma, bronquite, pneumonia, baixa hemoglobina e doença pulmonar obstrutiva crônica. Em geral, os lábios do paciente também assumem uma coloração azul ou roxa, sendo necessário atendimento médico emergencial.

6. Unhas com pequenos furinhos

https://www.curapelanatureza.com.br/sites/default/files/blogger_importer/s640/unha%252Bpontinhos.jpg

Unhas que apresentam várias pequenas depressões, como se fossem furinhos, podem indicar problemas como psoríase, alopecia areata (doença autoimune que causa queda de cabelo) e anormalidades no tecido conjuntivo.

Além de revelar problemas de saúde, essa alteração também surge em decorrência de algum trauma na unha, sem maiores consequências nesse caso.

7. Pequenas manchas marrons ou pretas

https://static.tudointeressante.com.br/uploads/2015/12/unahs_saude7.jpg

Pequenas linhas ou pontinhos marrons ou pretos costumam indicar que a unha apresentou um sangramento. Isso geralmente acontece quando ela sofre um trauma e ocorre o rompimento de um vaso sanguíneo, não indicando nada muito grave.

Contudo, se essas manchas escuras aparecem em todas as unhas, elas podem ser um sinal de doenças bastante sérias, como lúpus, infecções nas válvulas cardíacas (endocardite) e lesões nos vasos sanguíneos (vasculite), que necessitam de tratamento médico imediato.

8. Manchas brancas

Pequenas manchas brancas são uma das alterações mais comuns que observamos nas unhas. Conhecidas como leuconiquia, em geral elas aparecem depois de uma lesão na matriz da unha ou podem indicar uma reação alérgica a produtos como removedores de esmaltes, por exemplo.

9. Linhas brancas

Conhecidas como linhas de Muehrcke, linhas esbranquiçadas que aparecem embaixo das unhas podem ser sintoma de doenças renais ou hepáticas ou de uma deficiência de proteínas. Essa alteração aparece com frequência em pacientes que fazem tratamento com quimioterapia.

10. Unhas e pontas dos dedos arredondadas

https://static.tudointeressante.com.br/uploads/2015/12/unahs_saude10.jpg

Quando as unhas apresentam um formato arredondado, lembrando a aparência de uma pequena bolinha, este pode ser um sinal de que o paciente sofre de uma anomalia congênita no coração, fibrose pulmonar ou asbestose (formação de cicatrizes no pulmão em função da inalação do pó de amianto).

Quando procurar um médico

Em geral, a maior parte dos e sinais que podemos ver nas unhas indica que houve um trauma local, sem complicações mais graves. Porém, alterações persistentes ou que afetem mais dedos merecem ser investigadas.

Caso suas unhas apresentem uma mudança de cor, formato ou textura que não regride após alguns dias, é interessante procurar um dermatologista para descobrir se esses sinais indicam outro problema de saúde mais grave.

Fonte(s): Mega Curioso, Terra, Cura Pela Natureza, Ecycle, Veja, Tudo Interessante e Portal Beleza