Farmácia Maxifarma

8 tratamentos estéticos para homens

O público masculino está cada vez mais interessado nos cuidados com a aparência. Conheça os principais tratamentos estéticos para homens e suas indicações.

21 de agosto de 2019 - Nerdweb

As mulheres realmente compõem a maior parte do público que procura técnicas para cuidar da beleza, mas o setor de tratamentos estéticos para homens está crescendo: segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), desde 2018 eles já correspondem a 30% dos clientes a buscar esses procedimentos.

O crescimento do interesse dos homens pelos tratamentos estéticos tem vários motivos. Um deles é o aumento da expectativa de vida associado ao desejo de manter uma aparência mais jovem, sem deixar as mudanças ocasionadas pelo passar do tempo se tornarem tão evidentes.

Além disso, a concorrência na vida profissional é um fator muito relevante: hoje em dia, seja por influência da mídia ou das redes sociais, os cuidados com a aparência fazem toda a diferença no marketing pessoal e podem representar novas oportunidades de negócios.

Conheça alguns dos tratamentos estéticos para homens que mais fazem sucesso entre esse público:

1. Tratamento para a acne

Mais frequente na adolescência, a acne pode deixar cicatrizes permanentes na pele e causar grande sofrimento emocional, especialmente quando se manifesta em grau mais avançado. Embora as mulheres também possam apresentar esse problema, a acne é mais comum entre os homens em função da maior produção de testosterona. 

estética para homens

O tratamento pode ser tópico, com o uso de géis e sabonetes específicos, ou por via oral, com medicamentos como antibióticos e isotretinoína.

2. Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica, também conhecida pelo nome comercial Botox®, é o principal tratamento para as rugas que aparecem conforme os movimentos e expressões faciais, como os famosos pés de galinha e as linhas horizontais da testa.

Assim como em outros tratamentos estéticos para homens, a toxina botulínica pode oferecer resultados naturais, rejuvenescendo a aparência de forma discreta.

3. Preenchimento facial

O preenchimento facial consiste na aplicação de uma substância chamada ácido hialurônico, que é produzida naturalmente pelo organismo, com diversos objetivos, por exemplo: 

  • Tratar as rugas profundas, como o bigode chinês (sulco entre a lateral do nariz e o cantinho da boca);
  • Repor o volume perdido em regiões como bochechas e queixo;
  • Redefinir ou acentuar os ângulos faciais, dando mais ênfase à linha da mandíbula;
  • Aumentar o volume dos lábios (preenchimento labial).

4. Harmonização facial

A harmonização facial consiste na associação de diversos procedimentos estéticos para equilibrar o formato e os ângulos de todas as partes do rosto.

estética masculina

Depois de um estudo detalhado sobre a fisionomia do paciente, podem ser feitos tratamentos como toxina botulínica e preenchimento facial com ácido hialurônico para proporcionar o efeito desejado.

5. Rinomodelação

A rinomodelação é a aplicação de uma substância preenchedora (geralmente o ácido hialurônico) para realizar pequenas mudanças no nariz, como corrigir assimetrias discretas, deixar a ponta mais empinada ou disfarçar a giba nasal (o ossinho do nariz).

Diferente da rinoplastia, que é uma cirurgia plástica complexa e com um pós-operatório bastante desconfortável, a rinomodelação é um procedimento estético bem menos invasivo e praticamente indolor. Seus efeitos duram de 18 a 24 meses.

6. Depilção a laser e depilação com luz pulsada

Os tratamentos estéticos para homens também incluem a depilação a laser e a depilação com luz pulsada, que podem ser utilizadas para eliminar o excesso de pelos em regiões como peito, costas, barriga e axilas, entre outras.

Esses procedimentos também podem ser aplicados no rosto e são especialmente úteis para homens que têm foliculite, uma inflamação dos folículos pilosos que piora quando a barba é feita de forma tradicional.

tratamentos estéticos masculinos

Embora esses métodos sejam conhecidos como “depilação definitiva”, na verdade os resultados duram de dois a quatro anos.

7. Injeções antigordura

Esse tratamento consiste em injeções contendo enzimas (proteínas que aceleram as reações químicas) capazes de quebrar a gordura contida nas células, facilitando sua eliminação pelo organismo.

Além de ajudar a reduzir medidas em regiões como abdômen, flancos, glúteos e coxas, as injeções antigordura estimulam a circulação sanguínea da área tratada e combatem a celulite, as estrias e a flacidez.

8. Ultrassom microfocado

Esse tratamento utiliza ondas de ultrassom para aquecer as camadas mais profundas da pele, ativando a formação e a contração do colágeno (proteína que dá sustentação para o tecido cutâneo).

Dessa forma, o ultrassom microfocado é indicado para combater a flacidez de grau leve a moderado, tonificando a pele de regiões como face, pescoço, mãos, abdômen, glúteos, coxas e joelhos.

Sentir-se feliz com a própria aparência é fundamental para a autoestima, o bem-estar emocional e a saúde como um todo – e os homens também merecem esse cuidado!

Fonte(s): Terra, UOL e Sociedade Brasileira de Dermatologia