Farmácia Maxifarma

Qual a diferença entre o shampoo infantil e o shampoo para adulto?

O couro cabeludo das crianças é muito mais sensível do que o dos adultos; por isso, deve-se utilizar shampoo infantil para evitar irritações e alergias.

29 de novembro de 2019 - Maxifarma

Está na hora de dar banho no seu filho e você percebeu que acabou o shampoo infantil, então você vai ter que dar um jeito com o seu shampoo mesmo. Mas será que criança pode usar shampoo de adulto?

Na verdade, essa prática não é indicada, pois os cosméticos e produtos de higiene indicados para os adultos podem causar irritações ou alergias na pele ou no couro cabeludo das crianças, conforme explica a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Isso acontece porque a barreira cutânea das crianças não está completamente desenvolvida, o que faz com que sua pele, seu cabelo e seu couro cabeludo sejam mais sensíveis do que os de um adulto.

Antes da puberdade, a quantidade de suor e sebo produzida pelo couro cabeludo é bem menor do que na vida adulta, fazendo com que a pele das crianças seja muito mais vulnerável a irritações, como a dermatite de contato.

Diferenças entre o shampoo infantil e o shampoo para adulto

Como a pele e os cabelos das crianças são mais sensíveis, os produtos de higiene destinados a elas devem ser formulados com ingredientes comprovadamente seguros para essa faixa etária. Além disso, todas as substâncias químicas devem estar dentro do limite máximo que sabidamente não causa prejuízo aos pequenos.

Em função disso, o shampoo infantil passa por testes mais rigorosos e deve atender à legislação específica estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É somente depois de ser aprovado em todos os quesitos que o produto pode exibir a indicação “infantil” no rótulo.

Na prática, o shampoo infantil é mais suave e mais solúvel em água, o que significa que ele tem uma quantidade menor de gorduras e óleos minerais. Além disso, esse produto leva menos conservantes em sua composição em relação ao shampoo de adulto, o que reduz o risco de irritações e alergias.

Outros componentes que podem causar prejuízos aos pequenos, como corantes e fragrâncias, também devem obedecer a restrições em relação à natureza da substância e à quantidade que é adicionada ao shampoo.

O shampoo infantil não faz chorar

Outra diferença entre o shampoo infantil e o shampoo para adulto é o pH, que pode ser entendido como o nível de acidez ou basicidade de um meio. O pH segue uma escala que vai de 0 a 14, sendo que 0 é o mais ácido e 14 é o mais básico, enquanto 7,0 é o valor considerado neutro.

Para os adultos, o pH do cabelo fica entre 4,5 e 5,5, o que significa que ele é ácido. Assim, para fazer a limpeza sem agredir os fios, o shampoo de adulto costuma ter pH de 5,0 a 6,5. 

Já o cabelo das crianças tem o pH um pouco mais alto, em torno de 6,0 a 7,0. Como o shampoo infantil precisa ser compatível com essa diferença para conseguir limpar os fios sem agredi-los, seu pH também será mais elevado.

Além disso, o fato de os pequenos não terem tanto controle sobre o fechamento das pálpebras também deve ser levado em consideração, pois há bastante chance de que o produto acabe entrando nos olhos.

Desse modo, para evitar irritações na pele e na mucosa ocular, os shampoos infantis devem ter pH de 7,0 a 7,5, já que o pH da lágrima é de 7,2. Dessa forma, como o pH do produto é muito semelhante ao fisiológico, o shampoo para crianças não arde quando cai nos olhos.

Com que idade é seguro usar shampoo de adulto?

Não existe uma idade específica em que a criança pode começar a usar shampoos para adulto, pois a adaptação do couro cabeludo depende das mudanças hormonais que ocorrem na puberdade. Por isso, em geral, recomenda-se utilizar shampoo infantil até os 12 anos, mas cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Além disso, devido à dificuldade que as crianças menores têm para manter os olhos bem fechados, indica-se que mesmo os shampoos infantis sejam aplicados por um adulto até que os pequenos completem 8 anos de idade.

Agora que você sabe qual é a diferença entre shampoo infantil e shampoo para adulto, fica muito mais simples escolher o produto de higiene mais adequado para cada membro da família.

***

Você encontra todos os tipos de shampoo na Maxifarma. Encontre e unidade mais próxima a você

Fonte(s): UOL, Terra, Scielo e SBP