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10 dicas que ajudam a perder peso e você nem imaginava

Perder peso não é apenas uma questão de comer pouco! Confira algumas dicas para emagrecer e entenda por que passar fome não ajuda nesse processo.

06 de fevereiro de 2018 - Maxifarma

Você está precisando emagrecer alguns quilinhos? Então você já deve saber que será necessário reduzir a ingestão de calorias. Porém, antes de sair cortando tudo do seu prato, confira estas dicas sobre como perder peso que talvez você ainda não conheça:

1. Dietas malucas fazem engordar depois dos primeiros dias

Dieta do suco, dieta da sopa, dieta da lua... As dietas “milagrosas” são inúmeras, pois a promessa de perder peso rápido atrai muita gente. Contudo, a verdade é que essas dietas que cortam totalmente um grupo de alimentos ou propõem uma ingestão calórica muito baixa não funcionam e ainda fazem engordar.

Você pode até perder alguns quilinhos nos primeiros dias, mas seu corpo vai sentir a falta de nutrientes e de combustível. Em consequência, o organismo entende que você está passando por privações e deixa o metabolismo mais lento, reduzindo a queima de gordura. E, é claro, todo o peso perdido acaba voltando.

2. Pular refeições não é uma boa ideia

Quando você sabe que vai comer algo mais calórico à noite, você costuma pular o almoço ou o lanche da tarde? Pois saiba que essa não é uma boa forma de compensar os excessos. Quando o corpo entra em privação, ele automaticamente vai “pedir” mais comida na próxima refeição.

Por isso, quando você tem um evento em que vai comer mais, a dica é deixar as outras refeições mais leves. Nesse caso, dê preferência a verduras, legumes e carnes magras e faça lanches à base de frutas pouco calóricas, como o abacaxi e o morango, mas não pule nenhuma refeição.

3. Coma a salada antes dos outros pratos

Você sabia que existe uma ordem mais adequada para consumir os alimentos? Além de fazer um prato colorido com muitas verduras e legumes, procure consumi-los antes dos outros pratos. Os vegetais são muito ricos em fibras, que se expandem dentro do estômago e formam um gel, conferindo sensação de saciedade.

Dessa forma, quando chegar na hora de comer arroz, feijão, carne e outros alimentos que são bem mais calóricos do que a salada, você já não vai mais estar com tanta fome assim, diminuindo a quantidade de comida ingerida.

4. Mantenha seu corpo hidratado

Perder peso não é só uma questão de comer os alimentos certos, mas também de se hidratar de forma adequada. Isso porque, muitas vezes, a sede é entendida como fome, fazendo com que você coma mais sem precisar.

Além disso, sem água em quantidade suficiente, o organismo não consegue eliminar toxinas e resíduos pela urina e pelas fezes. Isso favorece a retenção e o inchaço, que deixam a barriga maior do que realmente é e atrapalham a eliminação das gorduras.

Para evitar esses efeitos, é necessário beber pelo menos 2 litros de líquido por dia. A preferência é pela água, mas você também pode consumir água de coco e chá sem açúcar.

5. Tenha cuidado com os sucos

Os sucos naturais realmente podem fornecer vitaminas e minerais, mas seu consumo deve ser moderado por quem quer perder peso. Infelizmente, os sucos não fornecem a mesma quantidade de vitaminas e sais minerais que as frutas in natura. Além disso, eles são mais pobres em fibras, por isso não saciam da mesma forma.

Ainda devemos considerar que, enquanto uma laranja fornece 80 calorias, um copo de suco feito com três unidades da fruta terá três vezes mais calorias também – isso sem contar as calorias extras do açúcar.

Caso você opte por tomar um suco, dê preferência aos não adoçados e fique longe das versões em caixinha, que contêm pouquíssima fruta e são cheios de corantes e conservantes.

6. Coma devagar

Todo mundo está sempre correndo, mas comer rápido demais também faz engordar. Na hora das refeições, é importante prestar atenção ao que você está fazendo. Ao comer mais devagar, você dá o tempo necessário para que seu estômago perceba que está ficando cheio e envie essa mensagem ao cérebro, saciando a fome com menos comida.

Além disso, quando prestamos atenção naquilo que estamos ingerindo, aproveitamos melhor os sabores e mastigamos mais os alimentos, facilitando a digestão.

7. Confie em você: a vontade de comer doce vai passar

Sabe aquela vontade louca de comer um doce que você viu na vitrine? É preciso ser forte quando ela aparece. Pode parecer impossível, mas tenha em mente que essa vontade costuma desaparecer depois de 3 minutos. Vale a pena esperar mais um pouco antes de comer uma guloseima, pois é bem possível que o desejo desenfreado vá embora.

É claro que comer um doce de vez em quando e em quantidades moderadas não vai fazer você engordar. Porém, comer um brigadeiro todos os dias certamente vai prejudicar sua perda de peso.

8. Durma de 7 a 8 horas por dia

Além de reduzir sua produtividade e concentração, dormir mal ou em quantidade insuficiente dificulta a perda de peso. Isso acontece porque é durante o sono que as gorduras são transformadas em energia, mas esse processo leva 7 horas e meia.

Ao dormir mal, aumentam os níveis de um hormônio chamado cortisol. Um dos efeitos dessa substância é justamente estocar gordura no organismo, principalmente na região abdominal, o que dificulta seu emagrecimento.

9. Faça exercícios físicos na medida certa

Para perder peso, os especialistas recomendam que você faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, com duração de 60 minutos. Pode ser até uma caminhada leve, mas o importante é que você respeite a frequência e a duração recomendadas.

Os exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, dança, natação) aumentam o gasto calórico do organismo e promovem a perda de peso diretamente. Contudo, a musculação também é importante, pois músculos mais fortes consomem mais gordura e ajudam você a emagrecer.

10. Tenha acompanhamento profissional

Muitas vezes, achamos que estamos fazendo tudo certinho, mas não conseguimos emagrecer por algum motivo que ainda não descobrimos. Nessas horas, um profissional de nutrição pode nos ajudar a identificar hábitos que podem ser melhorados.

Além disso, para emagrecer de forma definitiva, é preciso perder peso com saúde – e ninguém será melhor do que o nutricionista ou o nutrólogo para orientar você em relação às necessidades do seu corpo.

Fonte(s):Incrível Club, Saude e Emagrecimento, Proddigital e Em Paz com a Balança