Farmácia Maxifarma

6 produtos para dar um banho completo no bebê

Escolher os melhores produtos para dar um banho completo no bebê pode parecer uma tarefa difícil, mas não se preocupe: a gente mostra para você!

07 de fevereiro de 2018 - Maxifarma

Ser pai ou mãe de primeira viagem é complicado, não é verdade? Chega a dar um frio na barriga só de começar a pensar sobre todas as coisas que você vai ter de fazer para deixar o seu filho sempre bem cuidado e limpinho. Ainda bem que existem alguns produtos para dar um banho completo no bebê e auxiliar você na hora de executar essa tarefa!

A hora do banho é importantíssima tanto para o bebê quanto para os pais. Para que o bebê se sinta seguro e confortável ao mesmo tempo em que os pais ganham confiança nesta tarefa, o banho deve ser tranquilo e divertido para todos os envolvidos.

Quando tudo corre bem, o bebê vai associar o banho com um momento de relaxamento, e você pode até usar esse recurso para aliviar cólicas ou acalmar seu filho quando ele estiver se sentindo frustrado ou irritado. Além disso, um banho ajuda os pequenos a se sentir melhor nos dias mais quentes, que também podem ser motivo de cansaço e irritação.

Mas quais são os produtos para dar um banho completo no bebê que você deve ter em casa a qualquer momento? Nada de sair correndo comprar tudo o que você vir pela frente! Antes disso, confira nossas dicas para conhecer os itens realmente necessários:

1. Banheira

Sem sombra de dúvida, esse é um dos itens mais importantes quando se fala em dar banho no bebê. Mais do que apenas conter a água, a banheira deve oferecer segurança e praticidade para os pais e a criança.

As banheiras de plástico com suporte em aço são boas opções para dar banho nos recém-nascidos, pois elas oferecem bastante firmeza e não requerem que os pais se abaixem, evitando esforços desnecessários no caso das mamães e dores nas costas de qualquer adulto. Alguns modelos podem ser usados com ou sem o suporte, ficando a critério dos pais.

As banheiras infláveis, por sua vez, são uma boa escolha para pais que viajam bastante com o bebê, pois elas são fáceis de carregar. De preferência, escolha um modelo que venha com uma bomba para facilitar o enchimento.

Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de verificar se as dimensões da banheira são compatíveis com o seu box. Afinal, nas primeiras semanas você até pode dar banho no bebê em outros locais, mas depois ele vai fazer a maior festa com a água, molhando tudo ao seu redor.

Itens como rede de proteção e termômetro podem parecer interessantes, mas não são todos os pais que realmente os utilizam. Enquanto a rede pode ser substituída pelo braço de quem está dando banho no bebê, a temperatura da água pode ser facilmente medida com a mão – se estiver boa para você, estará boa para o bebê também.

Uma observação sobre os ofurôs: eles são excelentes para acalmar os bebês, pois oferecem um ambiente semelhante ao útero materno. Porém, os ofurôs não permitem um banho com sabonete, de forma que uma banheira ainda será necessária.

2. Sabonete neutro

Nenhum banho é realmente um banho sem que a sujeira vá embora de verdade, e é por isso que o sabonete é um item indispensável. É possível usar a versão em barra, mas os sabonetes líquidos com embalagem dosadora costumam ser mais práticos. O essencial mesmo é que o sabonete seja neutro, à base de glicerina e hipoalergênico.

Uma dica que pais de primeira viagem pode não saber: o sabonete específico para bebês também pode ser usado como shampoo, então você não precisa necessariamente ter produtos diferentes para lavar o cabelo e o corpinho do seu filho.

3. Toalhas de banho

Depois do banho, é importante ter  à mão uma toalha bem macia. Aliás, não apenas uma: são necessárias no mínimo três! Para os pais de primeira viagem, segue o aviso de que bebês têm o hábito de fazer xixi ou cocô depois do banho – afinal de contas, eles estão bem relaxados e tranquilos.

Dê preferência a toalhas com capuz para proteger a cabeça e as orelhas do bebê enquanto você seca o restante do corpinho, evitando que ele pegue algum vento ou friagem.

4. Pomada contra assaduras

Depois de deixar o bebê bem sequinho, é recomendável passar uma pomada para prevenir as assaduras. Siga sempre as orientações do pediatra para escolher a melhor marca de pomada para o seu filho.

5. Brinquedos

Essa é a parte mais divertida! Já imaginou que gracinha seu pequeno brincando com um patinho de borracha durante o banho? Como foi dito anteriormente, o banho deve ser um momento relaxante, tanto para o bebê quanto para os pais, e ter alguns brinquedinhos boiando na água ajuda bastante nesse processo.

Contudo, esses itens só devem ser introduzidos a partir do quarto mês de vida, quando o bebê já possui coordenação suficiente para brincar sozinho. Os mais indicados são os brinquedos de plástico ou de borracha, que secam de forma rápida e não estragam com a água.

Dicas extras para o banho do bebê

Antes de tirar a roupa do seu filho, verifique se a água está morna (teste com a mão ou o antebraço) e feche as portas e janelas do banheiro para evitar correntes de ar frio. Comece o banho pela cabeça do bebê, lavando o cabelo delicadamente, e vá descendo pelo corpinho – dessa forma, a sujeira vai embora progressivamente.

Mesmo que este seja um momento agradável, não deixe que o banho se estenda muito, pois o bebê é vulnerável e pode acabar sentindo frio se a temperatura da água cair. Não se preocupe: você logo vai pegar prática e será capaz de dar um banho completo em bem menos tempo.

Caso você tenha dúvidas sobre a real necessidade de comprar outros produtos para dar um banho completo no bebê, converse com pessoas mais experientes nessa tarefa e descubra o que realmente foi útil para elas. Tenha em mente que não existe uma regra, pois cada família se adapta melhor a diferentes itens para deixar seus pequenos limpinhos e cheirosinhos.

Fonte(s): Eu Neném e Dicas da Japa