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Ginástica facial: 6 exercícios que ajudam a rejuvenescer o seu rosto

Veja como alguns movimentos simples de ginástica facial podem contribuir para prevenir rugas e flacidez, conservando uma aparência saudável por mais tempo.

08 de julho de 2019 - Maxifarma

Assim como exercitamos os músculos do corpo para manter a forma e a saúde, também precisamos praticar exercícios para trabalhar os músculos do rosto, de modo a prevenir e combater os sinais do envelhecimento.

Quando incorporada à rotina de cuidados diários, a ginástica facial ajuda a manter a pele do rosto mais firme e tonificada, evitando o surgimento de linhas de expressão, rugas e flacidez e suavizando os sinais que já se instalaram. 

Confira nossas dicas de exercícios para rejuvenescer e comece a praticar hoje mesmo:

1. Exercício para rejuvenescer a testa

Este exercício de ginástica facial é indicado para prevenir e suavizar as linhas de expressão horizontais que surgem na testa a dão uma aparência de irritação e cansaço.

Para realizá-lo, coloque todos os dedos sobre a testa, deixando uma mão de cada lado. Em seguida, puxe a testa para fora e para cima, em direção à linha do cabelo. Solte as mãos e repita o exercício 10 vezes.

2. Exercício para melhorar a região dos olhos

Este movimento de ginástica facial é recomendado para prevenir o surgimento de pés de galinha (as rugas que surgem no canto externo dos olhos) e combater as olheiras causadas pelo inchaço das pálpebras inferiores.

O exercício consiste em fazer um V com os dedos médios e indicadores das duas mãos e posicioná-los nas extremidades dos olhos. Os dedos médios devem ficar no canto interno, e os indicadores, no externo.

Faça uma leve pressão com os dedos e olhe para cima, de forma a levantar as pálpebras. Relaxe e repita o exercício mais seis vezes.

3. Exercício para fortalecer as pálpebras

Com o passar do tempo, a pele das pálpebras tende a ficar flácida e “cair” sobre os olhos, conferindo uma aparência triste e cansada que nem sempre corresponde à realidade. 

Para prevenir esse sinal do envelhecimento, olhe para cima o mais alto que você puder e, em seguida, olhe para a direita e para a esquerda. Faça 4 séries com 20 repetições desse exercício, relaxando por cerca de 2 minutos entre cada uma delas.

4. Exercício para tonificar as maçãs do rosto

As bochechas e as maçãs do rosto são áreas que sofrem com a flacidez e a perda de volume. Isso acontece pela diminuição da produção de colágeno e pelo deslocamento da gordura, que são efeitos comuns da passagem do tempo.

Um bom exercício de ginástica facial para manter essa região tonificada é apertar bem os lábios para manter a boca fechada e inflar as bochechas com ar. Em seguida, movimente a língua de um lado para o outro. Recomenda-se fazer 3 séries de 15 repetições.

5. Exercício para conservar a beleza dos lábios

Outra região que sente bastante a passagem do tempo são os lábios, que tendem a ficar mais finos e menos volumosos conforme a idade avança. Antes de recorrer ao preenchimento labial, porém, você pode experimentar este exercício:

Abra a boca o máximo que você puder e cubra os dentes com os lábios. Conte até 10 e feche a boca bem devagar. Repita esses movimentos cinco vezes, relaxando os músculos faciais entre cada repetição. 

6. Exercício para combater a papada

A papada é formada pelo excesso de pele e gordura embaixo do pescoço. Ela surge quando a pele dessa região perde seu tônus, ficando mais sujeita à flacidez e ao acúmulo de tecido adiposo.

Para tonificá-la e evitar esse problema, posicione as pontas dos dedos sobre as clavículas, onde o pescoço se junta com o tronco. Incline a cabeça para trás e tracione a pele gentilmente para baixo. Depois, incline a cabeça para baixo, aproximando o queixo e o peito, e repita o exercício mais duas vezes. 

Em seguida, olhando para frente e mantendo a cabeça reta, puxe a pele novamente para baixo e estique os lábios para fora. Permaneça 10 segundos nessa posição e relaxe.

Lembre-se de que os resultados da ginástica facial serão mais significativos se você praticar os exercícios todos os dias, fizer uso diário do protetor solar e seguir um estilo de vida saudável, incluindo ter uma alimentação equilibrada, dormir o suficiente e evitar o consumo de álcool e tabaco. 

Fonte(s): Green Me e Melhor com Saúde