Farmácia Maxifarma

Dicas para tratar e evitar os cabelos secos

Seus fios estão opacos, frágeis e sem vida? Conheça nossas dicas para tratar e evitar os cabelos secos e recupere suas madeixas!

14 de dezembro de 2018 - Maxifarma

Fios quebradiços, sem brilho, com pontas duplas, cheios de frizz e praticamente impossíveis de controlar: se você enfrenta esse drama todos os dias, está na hora de conhecer algumas dicas para tratar e evitar os cabelos secos ou ressecados.

O cabelo seco é uma característica natural de pessoas cujo couro cabeludo produz pouco óleo, uma condição mais comum para quem tem cabelos cacheados ou crespos.

O cabelo ressecado, por sua vez, surge como consequência de uma agressão externa aos fios, incluindo os procedimentos químicos (coloração, alisamento, relaxamento etc.) e o uso excessivo de chapinha e secador. Mesmo quem tem cabelos normais ou oleosos pode apresentar fios ressecados em função desses fatores.

Embora as origens dos problemas sejam diferentes, os fios reagem de forma parecida: como as cutículas ficam mais abertas, eles tendem a perder água, ficando mais fracos, armados, opacos e volumosos.

Dessa forma, as dicas para tratar e evitar os cabelos secos ou ressecados também são bastante similares. Confira:

1. Invista na hidratação

Quem tem cabelos secos ou ressecados precisa repor o conteúdo de água dos fios para que eles se tornem sedosos novamente. Para isso, é necessário caprichar no uso de máscaras ou ampolas de hidratação, que contribuem para o fechamento das cutículas.

No caso dos cabelos secos, a hidratação pode ser feita uma vez por semana. Já para quem está com o cabelo ressecado, a dica é observar a raiz: dependendo do nível de oleosidade, a hidratação pode ser feita uma ou duas vezes por mês.

2. Aposte na nutrição dos fios

Além de repor o conteúdo de água, é importante fornecer ao seu cabelo nutrientes como vitaminas, ácidos graxos e aminoácidos. Eles são encontrados em máscaras que contêm ingredientes como óleo de argan, óleo de jojoba, óleo de coco, ceramidas e queratina.

Lembre-se de sempre observar se o produto é indicado para cabelos secos ou para cabelos ressecados, pois utilizar um produto que não é específico para os seus fios pode deixá-los pesados.

3. Mantenha uma rotina de cortes

Com a perda da umidade, o comprimento dos fios fica muito danificado, especialmente nas pontas. Por isso, procure cortar o cabelo sempre que observar que elas estão ásperas e quebradiças, evitando as pontas duplas.

Quando todo o comprimento das mechas está saudável, os fios conseguem aproveitar melhor os benefícios das máscaras de hidratação e nutrição, pois seus ingredientes ativos são absorvidos de forma mais eficiente.

4. Evite lavar o cabelo com água quente

A água em temperatura muito elevada remove ainda mais a oleosidade natural do cabelo, que é responsável por deixar os fios macios, além de abrir ainda mais as cutículas, fazendo com que eles fiquem mais vulneráveis aos efeitos negativos da radiação solar e da poluição.

Por isso, o melhor é lavar o cabelo com água fria ou morna, preservando os óleos produzidos pelo couro cabeludo. Para quem tem cabelo oleoso e está sofrendo com o ressecamento, essa dica é ainda mais importante porque evita o efeito rebote que faz aumentar demais o sebo nas raízes.

5. Utilize shampoo e condicionador com pH mais baixo

Cabelos saudáveis são naturalmente mais ácidos. Porém, devido às agressões causadas pelo sol, a poluição e os tratamentos químicos, os fios se tornam mais alcalinos, o que faz com que as escamas se abram e eles ressequem.

Para contornar esse efeito, a dica é utilizar produtos com pH mais baixo, de modo a reequilibrar a acidez do cabelo. Em relação ao shampoo, dê preferência a produtos com pH entre 4,5 e 5,5. Já na hora de escolher um condicionador, opte por um que tenha pH entre 3,5 e 4,5.

Além disso, procure utilizar shampoos sem sal e sulfato e evite os antirresíduos ou de limpeza profunda, pois eles ressecam ainda mais os fios.

6. Proteja seus cabelos contra a radiação solar

O sol é um dos principais causadores de danos aos cabelos, pois a radiação destrói as proteínas que formam a estrutura dos fios, deixando as cutículas abertas. Por isso, opte por leave-ins e finalizadores que contenham filtro solar, que ajudam a prevenir as agressões.

Além disso, ao frequentar locais abertos nos horários de sol mais forte, associe o protetor com uma barreira física, como chapéus e bonés.

7. Utilize um protetor térmico antes de aplicar calor

Aparelhos como secador e chapinha podem ser muito úteis no dia a dia, mas, como seu funcionamento é à base do calor, o uso excessivo acaba agravando o ressecamento dos fios.

Dessa forma, o melhor mesmo é evitar ao máximo o uso desses equipamentos. Quando isso não for possível, lembre-se de aplicar um protetor térmico nas madeixas para minimizar os danos causados por eles.

Seguindo essas dicas para tratar e evitar os cabelos secos e ressecados, você vai conseguir recuperar o brilho, a maciez e a força dos seus fios. Não se esqueça de que a saúde deles também depende da sua ingestão de água e da qualidade da sua alimentação, então não deixe de cuidar do corpo como um todo.

Fonte(s): Fique DivaBeleza e SaúdeSegredos de Salão e Minha Vida