Farmácia Maxifarma

10 dicas para a coloração do cabelo durar mais tempo

Você tem a impressão de que seu cabelo fica desbotado na primeira lavada? Então experimente estas dicas para a coloração do cabelo durar mais tempo.

11 de dezembro de 2018 - Maxifarma

Sabe quando você tinge seu cabelo e ele fica incrível, mas a cor desbota poucos dias depois, deixando aquela aparência sem brilho? Isso pode acontece em função de alguma falha no processo ou na manutenção da tom, por isso você precisa conhecer nossas dicas para a coloração do cabelo durar mais tempo! Confira:

1. Faça uma boa hidratação antes de pintar o cabelo

O primeiro passo para sua coloração durar mais tempo é se certificar de que seus cabelos estão saudáveis. Quando os fios estão danificados, as cutículas ficam mais abertas e não seguram o pigmento.

Por isso, vale a pena fazer uma boa hidratação antes de partir para o tingimento, de modo a deixar suas madeixas preparadas para receber a coloração.

2. Evite lavar o cabelo com água quente

A água em temperatura muito quente abre as cutículas e resseca os fios, o que faz com que eles desbotem mais rapidamente. Portanto, é melhor lavar seus cabelos com água morna ou fria.

3. Siga alguns cuidados com o uso do shampoo

Nos primeiros dois dias depois de tingir os cabelos, lave-os apenas com água fria e condicionador, sem utilizar shampoo, pois ele acelera a perda dos pigmentos. É fundamental utilizar produtos específicos para cabelos coloridos, mas saiba que, de qualquer maneira, quanto mais você lavar, mais rápido o cabelo desbotará.

Além disso, evite ao máximo utilizar shampoos de limpeza profunda ou antirresíduos, pois eles têm um poder ainda maior de abrir as cutículas, o que contribui para o ressecamento dos fios e faz com que a coloração vá embora.

4. Escolha condicionadores com pH mais baixo

Ter um pH mais baixo significa que o condicionador será mais ácido, o que contribui para o fechamento das cutículas, mantendo a coloração por mais tempo – além de segurar as moléculas de água e os nutrientes dentro dos fios.

Por isso, condicionadores com pH estabilizado entre 3,5 e 4,5 são os mais indicados para os cabelos coloridos. Além disso, vale a pena apostar em produtos enriquecidos com proteínas da seda e óleos vegetais.

5. Proteja o cabelo antes de usar chapinha ou secador

O ideal é deixar seu cabelo secar naturalmente e evitar o uso da chapinha ao máximo, pois o calor danifica os fios e faz a cor desbotar mais rapidamente. Porém, quando isso não for possível, lembre-se de aplicar um protetor térmico antes de utilizar esses aparelhos.

6. Tenha atenção redobrada no verão

A radiação ultravioleta, a água do mar e o cloro da piscina também são prejudiciais à saúde dos fios, reduzindo a duração da coloração.

Por isso, é importante utilizar produtos leave-in com proteção solar antes de se expor e enxaguar os cabelos com água doce e limpa assim que possível depois de dar um mergulho.

7. Mantenha uma frequência de hidratações

Além da hidratação inicial antes de tingir o cabelo, é necessário aplicar máscaras hidratantes para repor o conteúdo de água perdido pela ação da amônia presente em algumas tintas, do descolorante e das agressões do dia a dia. Do contrário, as cutículas tendem a ficar aberta, o que faz os fios desbotarem mais rapidamente.

Para isso, você pode usar ampolas de restauração uma ou duas vezes por semana, de acordo com a oleosidade natural do seu cabelo, e investir em tratamentos de nutrição e reconstrução.

8. Utilize um tonalizante entre as tinturas

As reações químicas que permitem a mudança da cor do cabelo incluem a abertura das cutículas para que haja a substituição do pigmento anterior pelo novo. Porém, se isso for feito com muita frequência, os fios tendem a se tornar ressecados e porosos, o que diminui a duração da cor.

Dessa forma, em vez de recorrer a uma nova tintura assim que a coloração começar a perder o brilho, experimente utilizar uma máscara tonalizante, que não contém amônia. Quanto mais você utilizar esse produto, mas a cor vai se fixar.

9. Comece com mudanças mais simples

Talvez você queira muito ficar com o cabelo platinado, mas, se suas madeixas são escuras e nunca passaram por uma coloração antes, é mais indicado fazer essa transformação aos poucos. Quanto mais claro o tom desejado, mais ressecados os fios tendem a ficar.

Além disso, o crescimento da raiz demanda retoques frequentes, que podem danificar ainda mais um cabelo já enfraquecido. Dessa forma, é indicado começar com mudanças menos drásticas, como o ombré hair e as mechas californianas, que podem ficar até seis meses sem um retoque.

10. Procure a orientação de um profissional

Se você já seguiu um cronograma capilar e mesmo assim não conseguiu recuperar cabelos muito danificados, é melhor recorrer aos conselhos de um profissional de confiança antes de investir em uma nova cor.

Afinal, de nada adianta chegar a um tom maravilhoso que desbota na primeira lavada, não é mesmo? Assim, você terá muito mais sucesso ao seguir essas dicas para a coloração do cabelo durar mais tempo. Boa sorte!

Fonte(s): Tão FemininoDicas de MulherFabiana Scaranzi e Fique Diva