Farmácia Maxifarma

5 dicas para você cuidar da saúde no verão

Siga esses conselhos para aproveitar os dias de sol sem descuidar da qualidade de vida.

06 de fevereiro de 2018 - Maxifarma

A estação mais desejada pela maioria dos brasileiros está chegando. Porém, mesmo antes do dia 21 de dezembro, data oficial de início da estação, já é possível sentir as altas temperaturas na maior parte do Brasil. Esse período do ano tem as suas particularidades e requer cuidados especiais para que a saúde não seja comprometida.

Desde o uso de roupas mais adequadas, passando pelos horários corretos de exposição ao sol e os devidos cuidados que devemos tomar com a alimentação e a saúde, tudo é motivo para ficar alerta. Alguns dos conselhos é possível que você saiba de cor, mas será que na prática você segue todas as recomendações?

Nesse artigo, listamos sete dicas para que o verão de 2017/2018 seja inesquecível para você. E lembre-se: não importa a estação, a sua saúde deve sempre vir em primeiro lugar.

1. Beba mais água

As altas temperaturas fazem com que o corpo humano perca mais líquido ao longo do dia. Isso ocorre porque nessas ocasiões suamos e salivamos mais. Essa água perdida com maior intensidade precisa ser reposta sempre. Por isso, a recomendação dos especialistas é que no verão você tome ainda mais água do que o normal.

Nas demais estações, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que você tome pelo menos 2 litros de água por dia – o equivalente mais ou menos a 8 copos. Já no verão, essa quantidade deve passar para pelo menos 3 litros. Essa quantia vai garantir que o seu corpo esteja sempre vem hidratado, o que faz bem também para a sua pele.

2. Proteja sua pele contra os raios ultravioleta

O segundo aspecto importante a ser observado no verão é o cuidado especial que você deve ter com a sua pele. Dias mais claros e mais quentes, em geral, estão propensos a apresentar maior incidência de raios ultravioletas (UV). Quando somos expostos a ele em períodos prolongados e sem a devida proteção, aumentam as chances de desenvolvimento de algum tipo de câncer de pele.

Para evitar isso, a melhor saída é recorrer aos protetores solares. Não se engane achando que esse é um produto que deve ser utilizado apenas quando você estiver na praia. Mesmo nas cidades, o sol intenso do período entre 10h e 15h é suficiente para provocar manchas na pele ou causar algum dano à sua saúde. Sendo assim, procure protetores com o fator adequado para o seu tipo de pele.

3. Prefira o consumo de alimentos saudáveis

Manter a preocupação de ter uma alimentação saudável é um cuidado que você deveria ter em qualquer estação do ano, e não apenas durante o verão. Entretanto, durante os dias mais quentes, esse cuidado se torna ainda mais importante, pois a má alimentação pode fazer o seu corpo sofrer as consequências de uma forma mais intensa.

É recomendável, portanto, ingerir alimentos mais leves, de fácil digestão. Carnes, peixes e ovos só devem ser consumidos se estiverem bem cozidos. Frutas e legumes devem ter prioridade na sua dieta e evite também alimentos com muitos molhos. Se puder, evite refrigerantes e dê espaço para os sucos naturais. Alimentos ricos em gorduras também são pouco indicados para essa época do ano.

4. Use cremes hidratantes

Se você pretende passar muito tempo na praia ou na piscina, saiba que tanto a água do mar quanto a água da piscina podem ser nocivas em certa medida para a sua pele. Obviamente, isso não quer dizer que você deva evitá-las por completo, mas sim que tome alguns cuidados após a saída da água para minimizar os possíveis efeitos.

Tomar um banho de água fria ou morna, por exemplo, e aplicar um creme hidratante ajuda a manter a pele mais tonificada e saudável. Pela manhã e antes de dormir lave o rosto com um sabonete antisséptico e aplique algum creme hidratante que contenha vitamina C. Se possível, faça esfoliação na pele, especialmente no rosto, pelo menos uma vez por semana.

5. Abra as janelas e deixe a casa mais arejada

Os ambientes fechados durante dias muito quentes podem se tornar espaços propagadores de doenças respiratórias. Os locais abafados acabam resultando no ressecamento das mucosas e podem causar até mesmo infecções respiratórias. E não se engane: um ar-condicionado é importante, mas ainda assim o ar precisa ser renovado de tempos em tempos.

A recomendação, portanto, é que você abra as janelas da sua casa ou do seu escritório pela manhã, quando a temperatura é mais amena. O ar condicionado pode ser ligado no horário em que o sol está mais forte, mas ainda assim, a cada duas ou três horas, é importante abrir um pouco as janelas, por pelo menos 15 minutos, para renovar o ar.

Trabalhar ou mesmo descansar em lugares muito abafados pode resultar em pressão baixa e problemas respiratórios. Da mesma forma, aparelhos de ar-condicionado sem a devida manutenção e limpeza podem agravar a situação, gerando dores na garganta ou irritação nos olhos.

Fonte(s): Site de Beleza e Moda, Formação, Saúde Esporte e Agemed