Farmácia Maxifarma

Depilação: cuidados com a pele e como escolher o melhor método para você

Conheça os principais cuidados que você deve seguir durante a depilação para ficar com a pele lisinha e livre de irritações, alergias e pelos encravados.

16 de julho de 2019 - Maxifarma

Embora seja normal ter pelos no rosto e no corpo e eles não causem problemas de saúde, muitos homens e mulheres se sentem mais confortáveis ao removê-los em determinadas regiões.

Se esse é o seu caso, além de querer ficar com a pele lisinha, você certamente deseja que a depilação não cause incômodos como irritação, alergia e manchas. Para isso, é preciso observar algumas orientações para realizar esse procedimento.

Conheça os principais cuidados com a pele na hora da depilação:

1. Prepare a pele antes de se depilar com lâmina

A lâmina não deve ser passada na pele completamente seca, pois isso aumenta o atrito e o risco de lesões. Porém, em vez de usar apenas água, o mais indicado é utilizar um sabonete neutro, um hidratante suave ou um creme de barbear.

2. Faça uma esfoliação alguns dias antes

Fazer uma esfoliação suave dois ou três dias antes da depilação ajuda a remover as células mortas, prevenindo o encravamento dos pelos. Contudo, não exagere na força utilizada durante esse procedimento para não deixar a pele muito sensibilizada.

3. Tome um banho morno antes de se depilar

Um dos principais cuidados com a pele em qualquer tipo de depilação é que ela esteja limpa, livre de resíduos de suor e do excesso de óleo natural produzido pelo corpo. Além de reduzir o risco de irritações, tomar um banho morno dilata os poros e facilita a remoção dos pelos – só não exagere na temperatura da água.

4. Teste os cremes depilatórios antes de utilizá-los

Embora os cremes depilatórios contenham ingredientes como aloe vera e óleos vegetais, que ajudam a acalmar a pele, o tioglicolato (substância que dissolve os pelos) pode causar alergias. Por isso, antes de se depilar, aplique uma pequena quantidade do creme no antebraço e aguarde 24 horas para se certificar de que você não terá nenhuma reação desagradável. 

5. Depile-se apenas com a pele íntegra

Os métodos de depilação podem apresentar diferentes graus de agressão à pele. Dessa forma, esse procedimento deve ser realizado apenas com a pele íntegra, sem apresentar feridas ou irritações. Redobre os cuidados em regiões com varizes ou verrugas para não causar inflamações ou sangramentos. 

6. Evite a exposição solar antes e depois da depilação

Além de remover os pelos, os métodos depilatórios removem algumas das camadas de proteção do tecido cutâneo, deixando-o mais sensível às agressões, inclusive à luz solar. Por isso, um dos cuidados com a pele é evitar se expor ao sol pelo menos um dia antes e um dia depois da depilação.

7. Aplique uma loção calmante depois de se depilar

Para ajudar sua pele a se recuperar depois da depilação, faça uma higienização com água morna e sabonete neutro e aplique uma loção ou gel calmante que contenha ingredientes como aloe vera, calêndula ou camomila para reduzir a vermelhidão e a irritação.

Pessoas que têm tendência a apresentar foliculite (pelos encravados que formam espinhas avermelhadas com ou sem pus) podem utilizar fórmulas que contenham azuleno ou outra substância recomendada por um profissional de saúde.

Como escolher o melhor método de depilação para você

A escolha do melhor método depende das características da sua pele, da área a ser depilada e até mesmo dos resultados que você espera. Conheça alguns dos principais métodos de depilação e saiba quando eles são mais indicados:

  • Depilação com lâmina: é o método menos doloroso e agressivo por não remover a raiz, mas deve ser utilizado no buço. Os pelos crescem novamente em dois ou três dias;
  • Cremes depilatórios: esses cremes contêm substâncias que dissolvem a parte externa dos pelos, sem atingir a raiz. Seus efeitos duram até cinco dias e eles não devem ser utilizados na região íntima;
  • Depilação com pinça: é indicada para remover pelos isolados, como no queixo e nas sobrancelhas;
  • Depilação com linha: é um dos métodos mais utilizados para remover os pelos do rosto, principalmente da sobrancelha e do buço. Pode ser bastante doloroso e dura aproximadamente 15 a 20 dias;
  • Cera quente e fria: a depilação com cera dura cerca de 20 dias, mas também é a mais dolorosa por arrancar o pelo desde a raiz. Não deve ser utilizada por pessoas com tendência a ter pelos encravados;
  • Aparelhos elétricos: este método também arranca os pelos pela raiz, podendo ser um pouco doloroso. A vantagem é que, diferente da cera, o aparelho não remove as camadas de proteção da pele. A depilação dura cerca de 25 dias;
  • Depilação a laser ou com luz pulsada: os dois métodos têm como objetivo a destruição da raiz do pelo, evitando que ele cresça novamente. Embora sejam conhecidos como técnicas de depilação definitiva, seus resultados duram de dois a cinco anos.

Lembre-se de que pessoas com condições como dermatites, pele sensível, acne severa e hirsutismo (excesso de pelos nas mulheres) devem consultar um médico para escolher o método de depilação mais seguro para cada caso.

Fonte(s): Universa, SBD, Minha Vida e Dicas de Mulher