Farmácia Maxifarma

8 cuidados com a sua saúde no inverno

A queda da temperatura, a redução da umidade e o nosso comportamento são fatores de risco. Saiba como ter alguns cuidados com a saúde no inverno.

25 de junho de 2019 - Maxifarma

A chegada do inverno é sempre motivo de polêmica nas redes sociais: muitas pessoas comemoram o clima convidativo para tomar um chocolate quente embaixo das cobertas, enquanto outras ficam chateadas porque gostam mais do sol, da praia e do calor.

Independentemente da sua preferência, as mudanças trazidas pela nova estação podem representar um risco maior para certas doenças. Por isso, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde no inverno. Confira nossas dicas:

1. Tenha um agasalho sempre à disposição

No inverno, o número de infartos cresce 30%, enquanto o de AVCs (derrames) cresce 20%. Isso acontece porque, quando sentimos frio, o organismo tenta “segurar” o calor interno para proteger os órgãos. Assim, ocorre a constrição dos vasos que irrigam a pele, tornando a passagem do sangue mais difícil do sentido interno para o externo. 

Em consequência, o coração precisa fazer mais força que o normal para conseguir vencer esse obstáculo, o que aumenta a chance de problemas cardíacos – principalmente quando existe um fator de risco concomitante, como idade avançada, hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo ou sedentarismo.

2. Beba água mesmo sem sentir tanta sede

Por si só, o frio não causa gripe ou resfriado se não houver o contato com um vírus. Contudo, a queda da temperatura e da umidade do ar faz com que as mucosas do nariz e da garganta fiquem ressecadas, o que facilita a entrada desses microrganismos causadores de doenças.

Assim, além de permanecer aquecido, um dos principais cuidados com a saúde no frio é beber muita água e chás naturais para garantir a hidratação do organismo e das mucosas, mesmo que você sinta menos sede.

3. Tenha uma alimentação saudável

Não é preciso abrir mão das delícias de inverno, mas é fundamental reservar os chocolates, os molhos mais encorpados, os queijos e os vinhos para ocasiões especiais, mantendo uma alimentação saudável no dia a dia.

cuidados com a saúde no frio

Além de evitar o aumento do peso, os cuidados com a saúde no frio incluem seguir uma dieta equilibrada para garantir que o organismo receba as vitaminas e os sais minerais necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Embora a vitamina C seja a mais famosa para fortalecer a imunidade, as vitaminas A e E, o ácido fólico, o zinco e o selênio também são indispensáveis. Por isso, reforce o consumo de vegetais de folhas verde-escuras (como couve e brócolis), vegetais amarelos e laranja (cenoura e abóbora), frutas cítricas, leguminosas, cereais integrais, castanhas e peixes.

4. Utilize protetor solar diariamente

O uso do protetor solar está associado ao verão, mas ele também entra na lista dos cuidados com a saúde no inverno. Embora as queimaduras sejam mais frequentes na temporada de praia e piscina, a radiação solar que causa danos ao DNA das células não muda durante o ano.

Dessa forma, continua sendo necessário aplicar diariamente um protetor solar com FPS adequado para a sua pele para evitar o envelhecimento precoce e o aumento do risco de câncer de pele.

5. Mantenha a pele hidratada

O frio, a baixa umidade do ar e o vento são fatores que prejudicam o filme hidrolipídico, a camada de proteção que impede a perda de água pelo tecido cutâneo. Com isso, a pele fica mais ressecada e mais suscetível a apresentar descamação, rachaduras, irritações e até mesmo sangramentos.

Por isso, é muito importante utilizar um hidratante adequado para o seu tipo de pele, de modo a reequilibrar o filme hidrolipídico. Lembre-se de aplicar também um protetor labial, pois essa parte do corpo costuma ser bastante prejudicada no inverno.

Além disso, evite tomar banhos demorados e com água muito quente, pois esse hábito também deixa a pele ressecada. Por fim, dê preferência a um sabonete neutro e evite o uso de buchas ou esponjas muito duras. 

6. Lave blusas, casacos e cobertores

Pessoas com rinite ou asma alérgica costumam sofrer ainda mais no inverno, quando roupas e cobertores são tirados do armário depois de passar muito tempo fechados.

cuidados no inverno

Para evitar uma crise, essas peças devem ser lavadas e expostas ao sol antes do uso, de forma a eliminar a poeira, o mofo e os ácaros que se acumularam enquanto elas estiveram guardadas.

7. Abra as janelas de casa e do escritório

Por mais que esteja frio, é essencial manter a ventilação dos ambientes. Dessa forma, procure deixar pelo menos uma janela aberta para permitir que o ar circule e leve embora os alérgenos e os microrganismos causadores de doenças como gripe, resfriado e pneumonia.

Além disso, evite ao máximo frequentar locais fechados e com aglomeração de pessoas, pois o risco de contrair uma doença infecciosa é ainda maior.

8. Lave bem as mãos

Outra dica para se proteger das doenças infecciosas é higienizar muito bem as mãos antes de comer, ao chegar da rua, depois de utilizar o transporte público e após ter contato com pessoas gripadas ou resfriadas.

Nossas mãos estão em contato constante com objetos que podem estar contaminados com vírus e bactérias, como maçanetas e corrimões, e elas podem transportá-los até as mucosas, facilitando a transmissão de doenças. Por isso, carregue um frasco de álcool-gel com você caso não haja uma pia com água e sabão à sua disposição.

Seguindo esses cuidados com a saúde no inverno, você vai poder aproveitar todo o charme dessa estação sem prejudicar seu organismo. Aí sim o friozinho vai valer a pena!

Fonte(s): Bem Estar e Eu Atleta