Farmácia Maxifarma

10 dicas para tirar o volume do cabelo

Adotar o corte correto, utilizar um bom creme para tirar volume do cabelo e manter os fios hidratados são alguns cuidados que ajudam a reduzir o frizz.

06 de fevereiro de 2018 - Maxifarma

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, se sentem incomodadas quando seu cabelo está muito volumoso, pois ele acaba perdendo a forma. Nesse caso, é necessário adotar algumas medidas como utilizar um bom creme para tirar o volume do cabelo ou até mesmo um corte diferente.

Claro que cabelos volumosos podem ficar muito bonitos em determinados tipos de rosto. Porém, se o seu desejo é mesmo diminuir o volume, descubra alguns cuidados que vão te ajudar nessa missão:

1. Aposte no pente de madeira

Os pentes feitos de plástico ou de outros materiais sintéticos podem encher nosso cabelo de eletricidade estática e criar um campo eletromagnético. Isso acontece porque o atrito entre esses materiais e o cabelo gera cargas elétricas, que fazem os fios se repelirem entre si e dão origem ao frizz.

A madeira, por sua vez, é um material excelente para evitar que os fios fiquem arrepiados, pois ela ajuda a neutralizar essas cargas elétricas e não cria eletricidade estática.

Para quem quer manter o cabelo liso, o ideal é utilizar um pente de madeira com dentes mais finos e juntinhos, que contribui ainda mais para o alisamento das mechas.

Já para quem tem o cabelo enrolado e deseja manter a forma dos cachos, recomenda-se utilizar um pente de madeira com dentes largos, que desembaraça sem alisar, e pentear os cabelos quando eles estivem úmidos.

2. Utilize shampoo e condicionador para reduzir o volume

Quando visto no microscópio, um cabelo rebelde, volumosos e com frizz apresenta a superfície cheia de irregularidades, com algumas rachaduras. É necessário fazer alguns procedimentos como a hidratação para corrigir esse problema, mas você também pode controlar o frizz desde a lavagem feita em casa.

Por isso, no dia a dia, quem deseja tirar o volume do cabelo deve recorrer a shampoos e condicionadores antifrizz, que ajudam a deixar a superfície dos fios mais uniforme. Existem várias marcas disponíveis, com uma ampla variedade de preços.

3. Invista em um bom creme para tirar volume do cabelo depois da lavagem

O uso de shampoos e condicionadores antifrizz correspondem a apenas uma parte dos cuidados diários. Para selar as cutículas e evitar que os fios fiquem arrepiados, é necessário utilizar um creme para tirar o volume do cabelo, como os leave-ins.

Na hora de escolher o produto, dê preferência a um leave-in específico para o combate do frizz. Se você costuma utilizar o secador, escolha um creme que também ofereça proteção térmica para evitar que os fios fiquem arrepiados.

4. Evite os produtos que deixam o cabelo pesado

Quando estamos procurando um creme para tirar o volume do cabelo, podemos acabar topando com produtos que deixam o cabelo pesado, com aspecto oleoso e sujo mesmo que você tenha acabado de lavar.

Esse efeito certamente é muito indesejável. Por isso, ao escolher um produto, sempre verifique se ele corresponde ao seu tipo de cabelo (seco, oleoso, liso, cacheado, com química etc.). Mesmo um produto de qualidade pode causar esse efeito caso ele não seja apropriado para o seu tipo de cabelo.

5. Evite utilizar o secador

O secador pode ser muito prático, mas ele acaba deixando os fios eletrizados, o que pode resultar em excesso de volume. Por isso, sempre que possível, procure deixar seus cabelos secarem naturalmente.

Quando o uso do secador for inevitável, é importante utilizar um protetor térmico. Assim como o creme para tirar o volume do cabelo usado depois das lavagens, esse produto ajuda a selar as cutículas, reduzindo a perda de água.

Outra dica é manter o secador a pelo menos 15 centímetros dos fios e utilizá-lo em temperatura mais baixa, sempre de cima para baixo.

6. Carregue uma solução tiro e queda na bolsa

Para evitar ser pega de surpresa com os fios arrepiados no meio do dia, sempre tenha dentro da bolsa um borrifador com uma mistura feita com uma colher de sopa de leave-in e água.

Aplique a mistura no comprimento dos fios e modele as mechas com os dedos, dando o formato desejado.

7. Faça uma hidratação com produtos específicos

As irregularidades nos fios com frizz fazem com que eles percam água, podendo ficar ressecados e quebradiços. Por isso, se você está incomodada com o volume do seu cabelo, é importante fazer uma hidratação de uma a duas vezes por mês.

Existem vários produtos específicos para fazer a hidratação em casa, mas, quando seu cabelo está praticamente indomável, pode ser necessário fazer uma hidratação profissional no salão de beleza.

8. Aposte no corte de cabelo em camadas

O corte em camadas ajuda a diminuir o volume do cabelo, deixando-o mais assentado e cheio de movimento. As melhores opções costumam ser as camadas feitas a partir do queixo, mas isso pode variar conforme o formato do rosto e as características dos seus fios, por isso sempre procure o auxílio de um profissional de confiança.

9. Desconfie do frizz

A culpa pelo cabelo estar volumoso demais nem sempre é do frizz. Algumas vezes, o volume aparece porque os fios estão desidratados ou danificados pela química, secador ou chapinha.

Nesses casos, é necessário recorrer a procedimentos como a reconstrução capilar, que repara as fissuras existentes nos fios e restaura suas propriedades naturais.

10. Tenha um profissional de confiança para cuidar do seu cabelo

Quase toda mulher já passou pelo desespero de ver seu cabelo com um corte ou uma coloração completamente diferentes do que ela havia pedido. Pior: muitas já tiveram seus cabelos bastante danificados por procedimentos feitos de forma inadequada.

Por isso, é fundamental encontrar um profissional de confiança e plenamente capacitado para cortar, colorir ou fazer qualquer outro procedimento que modifique a estrutura do seu cabelo. Esse profissional também poderá indicar o shampoo, o condicionador e o creme para tirar volume do cabelo mais indicados para você, de forma que você possa manter os resultados do salão na sua casa.

Fonte(s): Tua Saúde e M de Mulher