Farmácia Maxifarma

Como saber como está a saúde do cabelo com o teste de porosidade

Em apenas alguns minutos, o teste de porosidade revela o melhor tratamento para devolver ou manter a saúde e a beleza dos cabelos.

26 de julho de 2018 - Maxifarma

Você nunca tem certeza sobre que tipo de tratamento deveria fazer nas suas madeixas? Será que uma hidratação é a melhor alternativa ou só a reconstrução vai dar conseguir um jeito? Se esse é o seu caso, saiba que você pode tirar essa dúvida rapidinho com o teste de porosidade para cabelos!

Sabe quando você faz vários tratamentos capilares e nada parece funcionar? Um dos principais motivos para isso é a escolha de produtos ou procedimentos que não fornecem aquilo que os fios mais precisam – podendo agravar a situação ou simplesmente não oferecer nenhuma vantagem.

Porém, com este teste rápido você vai identificar as condições do seu cabelo em relação à porosidade e ao grau de abertura das cutículas, permitindo que você escolha o tipo de tratamento mais indicado para manter ou recuperar a saúde das madeixas. Confira:

Teste de porosidade para cabelos

Para fazer o teste, você precisa apenas de um copo com água em temperatura ambiente e alguns fios de cabelo. É importante que eles estejam bem limpos, sem que você tenha aplicado nenhum produto para não interferir no resultado – você pode pegar os fios que caem na hora de desembaraçar o cabelo depois de lavá-lo, por exemplo.

Coloque os fios dentro do copo e aguarde sete minutos. Depois desse tempo, basta observar a posição em que eles estão para descobrir o nível de porosidade do cabelo e o que isso indica.

Fios boiando no copo: baixa porosidade

Quando os fios ficam na superfície do copo, isso significa que a porosidade é baixa, ou seja, as cutículas estão muito bem fechadas. Em função dessa característica, suas madeixas apresentam certa dificuldade para absorver moléculas de água (tanto que os fios ficaram boiando), ingredientes ativos dos tratamentos e pigmentos de uma coloração.

Se esse é o seu caso, a recomendação é investir na hidratação dos fios – você pode usar máscaras específicas para isso ou produtos à base de pantenol, que ajudam o cabelo a recuperar o conteúdo de água.

Outra dica é sempre deixar o chuveiro em temperatura morna para lavar o cabelo, evitando usar água muito quente. Ao fazer isso, você estimula as escamas a se abrirem levemente para absorver melhor os produtos.

Fios no meio do copo: média porosidade

Nesse caso, o teste revela que seus fios têm as cutículas um pouco abertas, o que significa que eles estão saudáveis e permitem que os produtos utilizados nos tratamentos penetrem melhor na fibra capilar, além de “aceitar” os pigmentos de uma coloração.

Para manter essa característica, é importante utilizar produtos para proteger os fios do secador e da chapinha. Além disso, para que as madeixas estejam sempre brilhosas, a dica é investir na nutrição com produtos que contenham óleo de coco ou óleo de argan, que são excelentes para repor os lipídios.

Fios no fundo do copo: alta porosidade

Um cabelo com alta porosidade tem o pH mais alcalino, o que faz com que suas cutículas fiquem bastante abertas. Em consequência, os fios tendem a perder nutrientes com facilidade, da mesma forma que absorvem uma maior quantidade de substâncias prejudiciais. Além disso, essa característica faz com que as madeixas percam a coloração mais rapidamente por não conseguir segurar o pigmento.

O aumento da porosidade costuma acontecer quando o cabelo foi danificado por procedimentos químicos ou pelo uso frequente de secador e chapinha, ficando áspero e sem brilho.

Nesse caso, o melhor tratamento está na reconstrução capilar para recuperar a elasticidade de o conteúdo a queratina, a principal proteína na formação dos fios. Para isso, você pode usar ampolas de reconstrução contendo queratina, cisteína ou arginina, que ajudam a restabelecer a estrutura dos fios.

Tratamentos à base de ceramidas também são muito benéficos para madeixas com alta porosidade, pois esse componente contribui para selar as cutículas, eliminando o aspecto áspero e quebradiço e recuperando o brilho.

Agora que você sabe como fazer o teste de porosidade para cabelos, vai ser muito mais fácil escolher o tratamento mais adequado para as suas madeixas e ostentar uma belíssima cabeleira por aí!

Fonte(s): Segredo de Salão e Tão Feminino