Farmácia Maxifarma

Como potencializar o efeito do hidratante facial com estas 11 dicas

Hidratar o rosto uma vez por semana não adianta nada! Veja como potencializar o hidratante facial e manter sua pele jovem, bonita e saudável.

11 de setembro de 2018 - Maxifarma

Utilizar cremes no rosto é um dos hábitos mais básicos na rotina de cuidados com a pele. Porém, para aproveitar todos os benefícios desse produto, é importante saber como potencializar o hidratante facial.

Se você faz parte do grupo que tem certa preguiça de passar o hidratante todos os dias, saiba que esse cuidado é essencial para a saúde e a beleza da pele. Por funcionar como a barreira protetora do nosso organismo, a pele está sujeita a todo tipo de agressão do meio externo, como vento, frio, baixa umidade do ar e poluição.

Todos esses fatores prejudicam a integridade da pele, fazendo com que ela perca seu conteúdo de água. Em consequência, ela fica mais ressecada e mais propensa a sofrer uma irritação ou descamação, que podem servir como porta de entrada de microrganismos.

Além disso, a pele ressecada tende a apresentar os sinais do envelhecimento de forma mais precoce, incluindo linhas de expressão, manchas, rugas e flacidez – ainda mais considerando que a pele do rosto é a que mais fica exposta às agressões.

Pensando nisso, nós elaboramos estas dicas de como potencializar o hidratante facial para você conservar sua pele sempre bonita, jovem e saudável. Confira:

1. Escolha um hidratante adequado para o seu tipo de pele

Todos os tipos de pele precisam de um bom hidratante, mas cada um deles deve receber um produto com características diferentes.

Hidratantes para peles secas são mais consistentes e mais ricos em lipídeos que impedem a perda de água, enquanto aqueles destinados a pele oleosas são feitos com ingredientes que não têm esse efeito oclusivo.

Utilizar um hidratante para pele oleosa em uma pele seca não será suficiente, enquanto o contrário poderá aumentar ainda mais a produção de sebo e agravar quadros de acne. Por isso, sempre observe se o creme é apropriado para você.

2. Pele normal: utilize hidratantes à base de água

A pele que não é seca nem oleosa precisa ser hidratada justamente para evitar a perda excessiva de umidade e conservar esse equilíbrio. Para isso, opte por hidratantes à base de água (não oleosos) e de textura leve, que tenham ativos como as vitaminas A, C e E.

3. Pele seca: aposte em produtos mais consistentes

Pessoas com a pele seca precisam caprichar ainda mais na hidratação do rosto devido à tendência a perder água para o ambiente. Dessa forma, é importante escolher um hidratante facial de textura mais firme e que seja rico em ativos como óleo de amêndoas, ureia e aloe vera.

4. Pele mista: escolha um hidratante equilibrado

A pele mista é caracterizada pela presença de maior oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as bochechas têm tendência a ressecar. Por isso, o hidratante ideal é aquele que vai oferecer mais equilíbrio para esse tipo de pele, como os produtos livres de óleo e com textura de gel ou gel-creme.

5. Pele oleosa: utilize um hidratante facial que controle a produção de óleo

O excesso de oleosidade não é sinônimo de pele bem hidratada – aliás, deixar de hidratar a pele oleosa pode fazer com que ela “entenda” que está desprotegida e acabe aumentando ainda mais a produção de sebo, como em um efeito rebote.

Se você tem esse tipo de pele, escolha produtos oil-free, em forma de gel e que sejam não comedogênicos (não entopem os poros). Existem hidratantes especiais que ainda ajudam a controlar a oleosidade e têm efeito matificante, evitando que a pele fique brilhosa durante o dia.

6. Tenha um hidratante especial para o rosto

Por mais que você goste do seu hidratante corporal, nunca é uma boa ideia aplicá-lo na face. Muitas vezes, esses produtos contêm mais corantes e fragrâncias, aumentando o risco de causar uma alergia, irritação ou acne. Portanto, o ideal é ter um produto específico para o corpo e outro para o rosto.

7. Utilize hidratantes diferentes de manhã e à noite

Para potencializar o efeito do hidratante, é recomendável utilizá-lo duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. Pela manhã, opte por um produto com proteção solar de FPS 30 ou superior – caso seu hidratante não tenha essa característica, é fundamental aplicar um produto específico para se proteger do sol.

À noite, escolha um hidratante facial que contenha ativos de tratamento, sejam substâncias rejuvenescedoras, clareadoras ou firmadoras. É durante o sono que os mecanismos de regeneração da pele são ativados, por isso vale a pena investir em produtos noturnos.

8. Aplique o hidratante facial depois do banho ou da limpeza de pele

A pele deve estar limpa para aproveitar os benefícios do hidratante, por isso o ideal é aplicá-lo depois de tomar banho ou pelo menos depois de fazer a higienização do rosto. Além disso, nesse momento os poros estão mais abertos, favorecendo a absorção do produto e seus ativos.

Vale lembrar, porém, que a temperatura da água nunca deve ser muito quente para evitar remover demais a camada protetora da pele, o que pode deixá-la desidratada ou provocar um efeito rebote nas peles oleosas e aumentar ainda mais a produção de sebo.

9. Faça uma esfoliação a cada uma ou duas semanas

O acúmulo de impurezas dificulta a penetração do hidratante, por isso é importante ter uma rotina de esfoliação da pele. Esse procedimento deve ser feito com produtos pouco abrasivos e com movimentos suaves, de forma a não desidratar, machucar ou aumentar a produção de óleo por efeito rebote.

Quem tem a pele seca ou normal pode fazer a esfoliação a cada 15 dias, enquanto quem tem a pele oleosa ou mista pode fazê-la até uma vez por semana se houver necessidade.

10. Conheça a técnica certa para aplicar o hidratante facial

Considere que seu rosto está dividido em quatro partes: testa, região dos olhos, bochechas e contorno. Aplique um pouco de hidratante em cada uma delas, massageando cada área de forma suave e com movimentos circulares.

Depois disso, com a ponta dos dedos, dê batidinhas leves para estimular a microcirculação e favorecer a absorção do produto.

11. Tome pelo menos 2 litros de água diariamente

Agora que você sabe como potencializar o hidratante facial, não se esqueça de tomar pelo menos 2 litros de água todos os dias. Dessa forma, você também vai hidratar sua pele de dentro para fora, ajudando a mantê-la jovem e saudável por muito mais tempo.

Fonte(s): Entreterimento R7, Luciana pepino e Tão Feminino