Farmácia Maxifarma

Como fazer para manter a maquiagem por mais tempo com 9 dicas

Veja nossas dicas de como fazer para manter a maquiagem por mais tempo!

01 de agosto de 2018 - Maxifarma

Não importa se estamos nos produzindo para ir trabalhar ou para curtir uma festa: nosso desejo é que a make permaneça intacta até a hora de voltar para casa, certo? Por isso, nós separamos algumas dicas de como fazer para manter a maquiagem por mais tempo! Confira:

1. Comece sempre com uma boa higienização

Para que sua maquiagem dure mais, é essencial que a pele esteja livre de impurezas como suor e oleosidade – os maiores vilões quando o assunto é segurar a make.

Por isso, lave muito bem o rosto com água preferencialmente fria para fechar os poros e um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Para quem tem a pele oleosa, é indicado utilizar produtos adstringentes e com propriedades antibrilho.

2. Faça uma preparação de acordo com o seu tipo de pele

Se você tem pele seca ou normal, basta aplicar um hidratante para proteger o rosto e evitar que ele resseque durante o dia. Caso seu hidratante não ofereça proteção contra o sol, aplique um filtro solar com FPS 30 ou superior.

Já para quem tem a pele oleosa ou mista, é preciso seguir alguns cuidados para evitar a produção excessiva de sebo. Para isso, umedeça um chumaço de algodão em soro fisiológico gelado ou enrole um cubo de gelo em uma gaze e aplique em todo o rosto, de forma a fechar os poros. Depois disso, aplique um protetor solar oil free com FPS de pelo menos 30.

3. O primer é um grande aliado para fixar a maquiagem

Se o seu objetivo é fazer o make durar mais tempo, o primer é indispensável. Além de facilitar a aplicação dos outros produtos, ele controla a produção de óleo e preenche as linhas finas, deixando a maquiagem com um acabamento muito melhor.

Escolha um primer apropriado para o seu tipo de pele e aplique-o em todo o rosto dando batidinhas leves com o dedo. Espere alguns minutos até o produto secar antes de continuar a maquiagem.

4. Saiba como escolher e aplicar base, corretivo e pó

Em dias quentes, quando o suor e a oleosidade aumentam, a dica para a make durar mais é escolher base e corretivo oil free. Dê preferência aos produtos em formato de bastão e à prova d’água, que escorrem menos e não saem com a transpiração.

Na hora de aplicar o pó compacto, utilize um pincel macio para ter um acabamento melhor e aproveite para reforçar a zona T (testa, nariz e queixo), que tendem a ficar mais brilhantes.

5. A área dos olhos merece atenção especial

As pálpebras são regiões naturalmente mais oleosas, o que faz com que as sombras escorram e se acumulem nas dobras naturais da pele. Para evitar esse problema, não se esqueça de aplicar base, corretivo e pó nessa área. Outra dica é utilizar um BB cream ou um primer específico para essa região, que aumentam ainda mais a fixação da make.

Dê preferência às sombras em pó, pois as versões cremosas escorrem com mais facilidade. Já em relação ao lápis e à máscara ou rímel, o truque é apostar em produtos à prova d’água para evitar borrões causados pela transpiração.

6. Aprenda o truque para fazer o batom durar mais

Antes de passar o batom propriamente dito, utilize um balm ou hidratante labial para evitar ressecamento e rachaduras. Depois disso, basta seguir o truque: aplique a primeira camada de batom com auxílio de um pincel, use um papel para retirar o excesso, aplique pó compacto sobre os lábios e passe uma nova camada de batom por cima.

Os batons mate têm uma fixação melhor do que os cremosos, enquanto o gloss tende a sair mais rapidamente (embora seja mais prático para retocar).

7. Prefira o blush líquido

Se você quiser dar uma corzinha às bochechas, dê preferência a um blush líquido, pois ele se fixa melhor do que a versão em pó. Para obter um efeito natural, espalhe o produto muito bem com auxílio de uma esponja ou um pincel.

8. Finalize com um spray fixador

O último passo para fazer seu make durar muito mais tempo é aplicar o spray fixador, que aumenta a aderência dos produtos à pele, controla a produção de óleo e evita o excesso de brilho.

9. Leve lenços matificantes na bolsa

Se sua pele ficar oleosa durante o dia ou no meio da festa, basta pressionar levemente o lenço matificante nas regiões afetadas, sem movimentá-lo, para que ele absorva a oleosidade excessiva. Você também pode usar lenços simples de papel para isso.

Agora que você conhece essas dicas de como fazer para manter a maquiagem por mais tempo, você pode sair de casa muito mais tranquila para trabalhar, se divertir e arrasar sem medo de ficar com a make borrada. Aproveite!

Fonte(s): Fabiana Scaranzi, Dicas de Mulher, Capricho e Patrichinha Esperta