Farmácia Maxifarma

Como fazer as unhas crescerem mais rápido

Seu sonho é ter unhas compridas, mas elas não se desenvolvem? Confira nossas dicas para fortalecê-las e saiba como fazer as unhas crescerem mais rápido.

28 de junho de 2019 - Maxifarma

Unhas longas são uma paixão de muita gente, mas nem todo mundo tem a sorte de nascer com unhas naturalmente compridas. Em geral, elas crescem cerca de 3 mm por mês, o que pode parecer bastante lento para quem quebrou uma unha ou gostaria de exibir um estilo mais chamativo nas mãos.

Como cada organismo segue seu próprio ritmo, as dicas de como fazer as unhas crescerem mais rápido podem ter efeitos mais ou menos significativos para cada pessoa. Porém, é possível adotar medidas para que elas fiquem mais fortes e resistentes à quebra, o que acabará aumentando a velocidade do crescimento.

Confira os principais cuidados com as unhas para mantê-las saudáveis e fazer com que elas fiquem mais longas em menos tempo:

1. Estimule a circulação para a ponta dos dedos

É por meio do sangue que nossos tecidos recebem o oxigênio e os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Dessa forma, é uma boa ideia estimular a circulação sanguínea em direção às unhas.

Para isso, você pode fazer algumas atividades como digitar, tocar piano ou realizar trabalhos manuais, de forma a aumentar a circulação sanguínea para os dedos e suas extremidades. Apenas evite fazer pressão excessiva sobre elas.

2. Consuma mais proteínas 

As unhas são compostas principalmente por queratina, uma proteína formada na presença dos aminoácidos cisteína e metionina. 

como-fortalecer-as-unhas

Enquanto a cisteína é produzida pelo organismo, a metionina precisa ser obtida por meio da dieta. Suas principais fontes são os alimentos ricos em proteínas, como carnes, aves, peixes, ovos e laticínios, então vale a pena reforçar o consumo desses itens.

3. Tenha uma alimentação rica em vitaminas e minerais

Ter uma alimentação saudável como um todo é essencial para fortalecer as unhas, mas alguns micronutrientes têm um papel de destaque nesse processo. Saiba quais são eles e veja onde encontrá-los:

  • Biotina (vitamina B8): gema de ovo, castanhas, aves, peixes e leguminosas;
  • Vitamina C: frutas cítricas (acerola, laranja, maracujá etc.) e legumes de folhas verde-escuras;
  • Vitamina E: oleaginosas (avelãs, nozes, castanhas etc.), óleos vegetais (de amendoim, soja, milho e girassol), cereais integrais e ovos;
  • Zinco: carnes vermelhas, peito de peru, frango, feijão, castanhas e grão-de-bico.

4. Tome um suplemento para fortalecer as unhas

Dependendo do caso, pode ser necessário tomar um suplemento nutricional para fornecer às unhas todos os micronutrientes necessários. 

Busque orientação de um profissional de saúde para escolher o produto mais indicado mais indicado para você e para saber como consumi-lo da forma correta. 

5. Cuide das suas cutículas

As cutículas protegem as unhas contra a entrada dos microrganismos causadores de doenças, como as micoses, por isso o ideal é não removê-las. No máximo, empurre-as para baixo e tire apenas as “pelezinhas” levantadas – lembre-se de que isso deve ser feito com instrumentos adequados, e jamais com os dentes.

como-fazer-as-unhas-crescerem

Além disso, é importante hidratar as cutículas e as unhas diariamente com produtos específicos, como cremes e óleos contendo vitamina E.

6. Utilize uma base fortalecedora

O uso de uma base fortalecedora está entre os principais cuidados com as unhas para deixá-las mais saudáveis e resistentes, permitindo que elas cresçam de forma mais rápida.

Procure produtos contendo ativos como compostos de silicone, pantetonato de cálcio, queratina e D-pantenol, que contribuem para nutrir e hidratar as unhas, evitando as quebras e a descamação. A base também deve ser aplicada antes do esmalte colorido para evitar manchas na placa ungueal.

7. Fique alguns dias sem esmalte

Se você gosta de manter as unhas pintadas, procure ficar pelo menos 48 horas sem esmalte antes de fazê-las novamente para evitar manchas e irritações. Dê preferência a um removedor sem acetona na hora de tirar o esmalte, pois ela resseca as unhas.

Outra dica de como fazer as unhas crescerem mais rápido é optar por esmaltes hipoalergênicos, que são menos prejudiciais do que as versões comuns, reduzindo o risco de enfraquecê-las.

8. Use luvas ao mexer com produtos de limpeza

Assim como a acetona, os produtos de limpeza como detergente, sabão em pó e desinfetante, entre outros, também ressecam as unhas, deixando-as mais sensíveis e sujeitas a quebras.

como-fazer-crescer-unhas

Por isso, é importante utilizar luvas de borracha para protegê-las ao manipular esses produtos ou quando suas mãos ficarem muito tempo em contato com a água.

9. Procure um dermatologista

Se essas dicas de cuidados com as unhas não funcionarem porque elas continuam fracas e quebradiças, é necessário buscar orientação de um dermatologista. 

Ele pode identificar se há algum problema de saúde mais sério por trás disso, indicar um tratamento medicamentoso se necessário e recomendar medidas específicas de como fazer as unhas crescerem mais rápido.

Fonte(s): Super InteressanteMelhor com SaúdeUFRGSEu AtletaSociedade Brasileira de Dermatologia RJ e Terra