Farmácia Maxifarma

Como cuidar dos pés: 12 dicas para mantê-los saudáveis

Eles sustentam você o dia todo, mas nem sempre recebem a devida atenção. Agora, com as nossas, dicas você vai descobrir como cuidar dos seus pés!

22 de abril de 2019 - Maxifarma

Seus pés carregam você para cima e para baixo e estão expostos a vários tipos de agressão, como sapatos apertados, sobrecarga e abafamento. Veja como cuidar dos pés e mantenha-os sempre saudáveis e bonitos:

1. Priorize o conforto ao escolher seus calçados

Sapatos, sandálias e outros modelos são elementos essenciais para compor um look, mas é preciso colocar o conforto em primeiro lugar. Portanto, opte por calçados que se moldem ao formato dos seus pés e que sejam do tamanho adequado para você.

Além disso, sempre escolha modelos que ofereçam a sustentação e o amortecimento necessários para o momento em que eles serão usados, seja no trabalho, na academia ou em uma festa.

2. Alterne os modelos de calçado

Por mais que você adore determinado modelo, é importante fazer um revezamento para evitar que os mesmos pontos sejam sobrecarregados pelo atrito.

Sapatos de bico fino, por exemplo, tendem a apertar os cantinhos das unhas, podendo fazer com que elas encravem. Por isso, ao usar esse modelo em um dia, opte por um sapato de bico quadrado no outro e assim por diante.

3. Escolha os saltos corretamente

O salto alto é muito valorizado na composição dos looks femininos, passando uma ideia de confiança e elegância. Porém, não devemos abusar desse tipo de calçado, pois eles podem favorecer dores, torções e até mesmo quedas, além de comprometer o equilíbrio e desestabilizar a coluna.

Dessa forma, recomenda-se escolher saltos grossos com até 4 cm para o trabalho e outras situações do dia a dia, deixando os modelos mais altos e finos para uma festa ou ocasião especial.

4. Evite andar descalço

Não há problemas em tirar o sapato por alguns minutos para relaxar, mas o hábito de andar descalço pode levar ao surgimento de rachaduras no calcanhar em função do atrito constante dos pés com o solo.

As fissuras superficiais podem trazer apenas prejuízos estéticos, mas aquelas que atingem camadas mais profundas são responsáveis por deixar a pele mais grossa e ressecada e podem causar sangramentos, aumentando o risco de uma infecção.

5. Corte as unhas da forma correta

Recomenda-se cortar as unhas dos pés a cada 15 dias em média, evitando que elas cresçam demais a ponto de acumular resíduos ou que fiquem muito curtas e apresentem mais risco de encravar.

Para facilitar esse processo, corte as unhas logo depois do banho, quando os tecidos estão mais amolecidos. Procure manter as unhas em formato quadrado e não remova os cantinhos, pois esse hábito facilita que elas encravem.

6. Não remova as cutículas

Assim como acontece nas mãos, as cutículas funcionam como uma barreira que impede a entrada de microrganismos pelas unhas dos pés. Portanto, elas não devem ser removidas completamente.

Em vez disso, é melhor apenas empurrar as cutículas com uma espátula e mantê-las hidratadas com um creme ou óleo específico para essa região.

7. Saiba como evitar os maus odores

A bromidrose (popular “chulé”) surge quando os microrganismos se alimentam do suor e liberam subprodutos com odor desagradável. Veja como cuidar dos pés para evitar esse problema:

  • Ao tomar banho, esfregue bem os pés com sabonete e bucha vegetal para remover todo o suor, resíduos e microrganismos. Seque-os muito bem ao sair do chuveiro, principalmente nos espaços entre os dedos;
  • Não use o mesmo calçado dois dias seguidos, pois o abafamento favorece a proliferação dos microrganismos. A recomendação é deixar o calçado “respirar” em um local ventilado antes de utilizá-lo novamente;
  • Dê preferência às meias de algodão, que absorvem melhor o suor, e aplique talcos ou desodorantes específicos para os pés.

8. Hidrate seus pés todos os dias

Como a pele dos pés tem tendência a ressecar, recomenda-se o uso diário de cremes à base de ureia, glicerina e manteiga de karitê, que oferecem um alto poder de hidratação. Para potenciar esse efeito, a dica é aplicar o hidratante à noite e dormir de meias ou, então, enrolar plástico-filme por cima do produto por cerca de três horas.

Esse é um cuidado ainda mais importante para pessoas com diabetes, pois os pés tendem a ser ainda mais ressecados, o que favorece o surgimento de lesões que podem ter complicações graves.

9. Esfolie calcanhares ressecados

A esfoliação remove as células mortas e aumenta o efeito dos hidratantes, pois os ativos conseguem penetrar melhor na pele. Para os calcanhares, a recomendação é esfoliar no máximo uma vez por semana, sem exagerar na força.

Da mesma forma, deve-se ter moderação ao lixar os pés, pois esse hábito pode provocar rachaduras e facilitar a entrada de microrganismos. Por isso, as lixas devem ser utilizadas uma vez a cada 15 dias, depois de deixar os pés de molho.

10. Lembre-se de aplicar o protetor solar

Não é raro se esquecer dos pés na hora de aplicar o protetor solar, o que pode resultar em queimaduras graves. Por isso, preste atenção especial a essa parte do corpo quando for à praia ou à piscina.

11. Previna-se contra as micoses

A temperatura e a umidade dos pés favorece o surgimento das micoses, tornando necessário adotar algumas medidas de prevenção, por exemplo:

  • Utilize chinelos ao frequentar ambientes de uso coletivo que estejam constantemente úmidos, como chuveiros e lava-pés de piscina e praia, saunas e vestiários;
  • Tenha seu próprio kit de pedicure ou certifique-se de que o profissional utiliza apenas materiais descartáveis (lixas, palitos, protetor de bacia) e instrumentos de metal devidamente esterilizados em autoclave;
  • Se necessário, utilize o secador de cabelo para garantir que os espaços entre os dedos ficaram completamente secos depois do banho.

12. Trate seus pés com carinho

Depois de levar você para lá e para cá por tantas horas, seus pés merecem um descanso. Por isso, ao fim do dia, você pode colocá-los para cima, o que favorece a circulação e combate o inchaço.

Você também pode preparar um escalda-pés com água morna e algumas gotinhas de sabonete líquido ou, então, fazer uma massagem com um creme hidratante, ajudando a aliviar o cansaço e as dores. Seus pés certamente agradecem todo esse cuidado!

Fonte(s): Bem EstarDicas de MulherVIX e Tão Feminino