Farmácia Maxifarma

Cabelo cacheado masculino: modelos, cortes e cuidados

Conheça os tipos de cabelo cacheado masculino, veja as dicas de corte e saiba como cuidar dos seus fios para deixá-los bonitos, saudáveis e definidos.

25 de setembro de 2019 - Maxifarma

Se antigamente o cabelo cacheado masculino não recebia muita atenção e parecia não oferecer muitas opções além de cortar bem curtinho ou alisar, agora os caracóis estão em alta. 

Hoje em dia, há diversos produtos para modelar, definir e controlar o volume, assim como uma infinidade de cortes para valorizar ainda mais o visual e a personalidade. Confira nossas dicas para cuidar da saúde e da beleza dos seus cachos:

Corte de cabelo cacheado masculino

Escolher um modelo de corte é uma tarefa que deve ser bem pensada, pois ele precisa combinar com o seu estilo, ressaltar seus pontos fortes e ser compatível com as características dos seus fios.

Conheça alguns tipos de corte de cabelo cacheado masculino para se inspirar:

1. Cabelo cacheado masculino curto

Os cortes mais curtinhos podem ser mais práticos e fáceis de cuidar, mas isso não significa que eles precisam ser sem-graça. Mesmo economizando no comprimento, é possível manter os cachos e escolher variações como deixar as laterais mais baixas.

2. Cabelo cacheado masculino médio

Cortes médios são ideais para os homens que querem valorizar seus cachos e fazer o maior charme por aí com suas “molinhas”. Esse comprimento é sinônimo de liberdade, mas sem ousar demais.

3. Cabelo cacheado masculino longo

Os cacheados longos são para os homens que têm muita personalidade, pois os cortes nesse comprimento passam um ar de sedução, rebeldia e aventura. E, claro, os longos exigem mais cuidados para que os fios permaneçam bonitos e saudáveis.

Como cuidar do cabelo cacheado masculino

Para manter os cachos bem definidos, com o volume controlado e no lugar certo, é necessário ter uma rotina básica de cuidados. Você não precisa gastar muito tempo do seu dia para isso, mas é importante saber que o lavar o cabelo com sabonete não vai ajudar muito. Confira:

Entenda qual é o seu tipo de cabelo

Você sabia que seu cabelo pode ser muito mais do que simplesmente liso ou “não liso”? Conforme a curvatura natural dos fios, um cabelo “não liso” pode receber uma classificação que varia de 2A a 4C.

O tipo 2 é o cabelo ondulado, que tem curvas bem soltas, muitas vezes sem cachos. O tipo 3 é o cabelo cacheado propriamente dito, que forma anéis mais bem definidos. Por fim, o tipo 4 é o cabelo crespo, caracterizado por cachos pequenos que lembram o formato de “Z”.

Quanto mais “apertadinhos” forem os cachos, maior será a tendência ao ressecamento, pois será mais difícil que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo percorra todo o comprimento. Conhecendo essa característica, você poderá escolher produtos mais apropriados para o seu cabelo.

1. Utilize shampoo e condicionador adequados

Cabelos cacheados são naturalmente mais secos do que os cabelos lisos, por isso é preciso observar se o shampoo e o condicionador que você está utilizando são adequados para você. 

Vale observar que o antigo hábito de lavar o cabelo com sabonete é bastante prejudicial para o cabelo cacheado, já que esse produto deixa os fios ainda mais ressecados – principalmente se você gosta de lavar o cabelo todos os dias.

Além disso, nem sempre os produtos destinados às mulheres vão funcionar da mesma forma para os homens, pois o cabelo deles costuma ser mais grosso. 

Assim, a dica é procurar shampoos e condicionadores om fórmulas especialmente desenvolvidas para o cabelo cacheado masculino, que contêm ingredientes hidratantes e que combatem o frizz (fios rebeldes e “elétricos” que não se assentam).

2. Aplique produtos finalizadores para valorizar os cachos

Finalizadores são produtos aplicados depois da lavagem que podem ter diferentes indicações. A escolha da melhor opção para o seu cabelo varia conforme o tipo de fio, o modelo de corte e a forma como você quer estilizá-lo. Conheça as principais opções e para que elas servem:

  • Leave-in ou creme sem enxágue: deve ser aplicado em pequenas quantidades apenas no comprimento dos fios (não nas raízes) para deixá-los macios, ajudar a desembaraçar e controlar o frizz;

  • Ativador de cachos: em forma de mousse ou pomada, serve para dar mais definição aos cachos, deixando-os mais modelados e sem o efeito molhado;

  • Gel capilar: é o produto que oferece a maior fixação para modelar os cachos. Dependendo do grau de fixação escolhido, as molinhas podem ficar duras e pouco naturais. Atente-se na hora de escolher géis com ou sem o efeito molhado de acordo com a sua preferência.

3. Hidrate e nutra os fios periodicamente

Quanto mais longo o cabelo cacheado, mais difícil será que a oleosidade natural chegue até as pontas. Dessa forma, quem opta pelos cortes médios e longos geralmente precisa hidratar e nutrir os cachos com mais frequência.

Para isso, você pode utilizar máscaras com ingredientes como óleo de argan, coco ou abacate, que ajudam a segurar a umidade e a repor os nutrientes.

Seguindo esses cuidados para o cabelo cacheado masculino, seus fios vão ficar ainda mais bonitos, saudáveis e estilosos, do jeito que você merece!

***

Você encontra os melhores produtos para deixar seu cabelo ainda mais bonito e hidratado na Maxifarma. Localize a unidade mais próxima a você. 

Fonte(s): To de cacho [1], [2] e Minuto Saudável [1], [2]