Farmácia Maxifarma

Conheça os benefícios em usar Sérum Vitamina C

Com seu alto poder antioxidante, que combate os efeitos dos radicais livres, os benefícios do sérum vitamina C ajudam a manter a pele saudável e jovem.

12 de novembro de 2019 - Maxifarma

Além de ter papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, a vitamina C é uma grande aliada da beleza. Em função disso, o sérum vitamina C tem se tornado um dos principais produtos para o cuidado do rosto devido ao seu efeito antienvelhecimento.

Também conhecida como ácido ascórbico ou ácido L-ascórbico, a vitamina C não é produzida pelo organismo, devendo ser obtida a partir da alimentação ou pelo uso de produtos tópicos que contenham esse micronutriente.

Quando presente em cosméticos, a vitamina C é mais bem aproveitada pela pele quando a fórmula tem pH ácido, de preferência até 3,5. Esse é o caso do sérum, o que faz esse tipo de apresentação ser uma das mais indicadas para obter todas as vantagens que esse componente oferece.

Conheça os principais benefícios do sérum vitamina C para a pele e entenda como ele é capaz de combater os efeitos do envelhecimento:

1. Combate os efeitos dos radicais livres

A vitamina C é um poderoso antioxidante, o que significa que ela consegue neutralizar os danos sofridos pelas células pela ação dos radicais livres, moléculas altamente reativas que surgem devido a fatores como exposição solar, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, poluição e má alimentação

Os radicais livres são responsáveis por diversos problemas no organismo, incluindo o envelhecimento precoce. Dessa forma, ao utilizar regularmente um sérum vitamina C, é possível combater esses danos e desacelerar o envelhecimento celular.

2. Evita o surgimento da flacidez

Um dos resultados da ação dos radicais livres nas células da pele é o surgimento da flacidez, ou seja, a perda da firmeza do tecido cutâneo e a consequente perda dos contornos faciais. Isso acontece porque essas moléculas degradam algumas proteínas, como as fibras de colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele.

Nesse contexto, os benefícios do sérum vitamina C atuam em pelo menos duas frentes: a primeira delas é o efeito antioxidante, que combate os danos causados pelos radicais livres. A segunda é que essa vitamina é capaz de estimular a produção de colágeno, contribuindo para manter a pele do rosto mais firme.

3. Previne a formação de rugas e linhas de expressão

Além da flacidez que surge com a degradação das fibras de colágeno, esse efeito dos radicais livres deixa a pele mais sujeita ao surgimento de rugas e linhas de expressão, que aparecem quando o tecido cutâneo não tem mais o tônus necessário para voltar ao estado original e livre de vincos.

Dessa forma, como o sérum vitamina C ajuda a prevenir a destruição do colágeno e ainda estimula a fabricação de novas fibras, esse dermocosmético tem a vantagem de combater o surgimento dessas marcas típicas do envelhecimento. 

4. Deixa a pele mais iluminada e uniforme

Outro benefício do sérum vitamina C para o rosto é que, por ser uma substância ácida, ele proporciona um efeito de peeling, provocando uma leve descamação que elimina as células mortas da camada mais externa do tecido cutâneo.

Como resultado, esse produto estimula a renovação celular, o que deixa a pele mais iluminada, com o tom mais uniforme e com um aspecto mais viçoso e saudável.

5. Suaviza as manchas do rosto

Além das rugas e da flacidez, outro sinal típico do envelhecimento cutâneo são as manchas escuras, algumas vezes chamadas de melasma. Essas marcas surgem em função do aumento da produção de melanina, um pigmento amarronzado que dá coloração à pele, aos olhos e aos cabelos. 

Entre outros fatores, a produção excessiva de melanina em alguns locais do corpo pode acontecer devido a episódios de acne, ao acúmulo de danos causados pela exposição solar e à ação dos hormônios femininos (como durante o uso de métodos contraceptivos hormonais e a gravidez).

Nesse caso, o benefício proporcionado pelo sérum vitamina C é que essa substância inibe a atividade dos melanócitos, as células produtoras de melanina, prevenindo o depósito do pigmento na pele e suavizando as manchas.

6. Aumenta a proteção contra os danos causados pelo sol

A exposição aos raios solares é um dos principais fatores que levam ao envelhecimento da pele, pois ela estimula o surgimento dos radicais livres. Por isso, uma excelente forma de evitar esse efeito é combinar o uso do protetor solar com o uso do sérum vitamina C.

Enquanto o protetor forma uma barreira sobre a pele, a vitamina C atua internamente no tecido cutâneo, combatendo os danos que a radiação causa ao material genético das células. Para obter esse efeito, recomenda-se aplicar o sérum pela manhã, logo depois de lavar o rosto, e aplicar um protetor solar adequado ao seu tipo de pele em seguida.

Se você deseja aproveitar ao máximo todos esses benefícios do sérum vitamina C, lembre-se de optar por um produto que contenha essa vitamina em sua forma pura, que costuma ser descrita na composição da fórmula como ácido ascórbico ou ácido L-ascórbico.

***

Agora que entendemos quais os benefícios em usar Sérum Vitamina C, você os encontra na Maxifarma. Encontre a unidade mais próxima a você.

Fonte(s): SBD [1], [2] e Boa Forma