Farmácia Maxifarma

8 alimentos que melhoram a pele

Frutas ricas em vitamina C, fontes de proteínas de alto valor e vegetais com poder antioxidante fazem parte da lista de alimentos que melhoram a pele.

12 de setembro de 2018 - Maxifarma

Quando se fala que a beleza vem de dentro, saiba que, além das boas ações e do valor interno de cada pessoa, também queremos dizer que nossa aparência está intimamente ligada à nossa dieta e ao consumo dos alimentos que melhoram a pele.

Ter um rosto uniforme, firme e com textura suave é o desejo de muita gente quando se olha no espelho. Por isso, além dos cuidados básicos como usar protetor solar, não fumar, evitar o álcool e dormir bem, é preciso investir em alimentos que fornecem os componentes necessários para a manutenção da beleza e da juventude da pele. Conheça os principais:

1. Frutas cítricas

Frutas como laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi são ricas em vitamina C, que participa da produção do colágeno – a proteína que confere firmeza e sustentação à pele.

Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante, ou seja, ela combate os prejuízos que os radicais livres causam ao DNA das células, prevenindo o surgimento dos sinais do envelhecimento, como manchas e rugas.

2. Carnes magras

As carnes são fontes de proteínas e aminoácidos de alto valor biológico, que são matérias-primas para que o organismo possa produzir colágeno e elastina, responsáveis pelo combate à flacidez.

Porém, as carnes também podem ser ricas em gorduras, que têm efeitos negativos sobre a pele e a saúde em geral. Dessa forma, o mais recomendável é consumir carnes magras, como patinho, filé mignon, coxão mole, frango e peixes.

3. Morango e outras frutas vermelhas

As frutas vermelhas contêm flavonoides, substâncias antioxidantes que evitam os efeitos prejudiciais dos radicais livres e ainda combatem a inflamação, reduzindo problemas como alergias, acne e vermelhidão na pele.

Por isso, vale a pena consumir cerca de 10 unidades diárias de frutas como morango, mirtilo, amora e framboesa, que fazem parte desse grupo.

4. Brócolis e outros vegetais verde-escuros

Vegetais de folhas verde-escuras se destacam por seu riquíssimo valor nutricional. Por serem excelentes fontes de vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, zinco e substâncias antioxidantes, esses alimentos contribuem para o bom funcionamento de todo o organismo, inclusive com os mecanismos de proteção e conservação da pele.

Além disso, os vegetais em geral são ricos em fibras, fundamentais para o bom funcionamento do intestino – e, em consequência, para a saúde da pele.

Por isso, procure incluir no seu prato opções como agrião, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, escarola, espinafre e rúcula, que ainda contêm propriedades anti-inflamatórias e estimulam a produção de colágeno.

5. Pimentão-vermelho

O pimentão-vermelho se destaca entre as hortaliças por suprir toda a nossa necessidade diária de vitamina C, que é antioxidante e previne o envelhecimento, e por ser uma excelente fonte de vitamina B6, importante para o tratamento da acne, do eczema e do ressecamento da pele.

Essas propriedades são reforçadas pela presença dos carotenoides, substâncias que estimulam a circulação sanguínea e aumentam o aporte de oxigênio para pele, melhorando a sua qualidade.

6. Sementes

Sementes como chia e linhaça contêm ômega-3, um ácido graxo com poder anti-inflamatório e antioxidante que contribui para o combate à acne e ao envelhecimento.

Já as sementes de abóbora e girassol são ricas em selênio, que também ajuda a combater as rugas, e ainda fornecem vitamina E, que contribui para a manutenção da hidratação da pele.

7. Salmão e sardinha

Peixes como salmão e sardinha são ricos em gorduras boas, incluindo o ômega-3, que melhoram os níveis de hidratação e a firmeza da pele.

Além disso, o salmão é rico em vitamina A, também chamada de ácido retinoico, que tem papel semelhante ao de um hormônio na estimulação do crescimento de novas células da pele, favorecendo a regeneração desse tecido.

8. Nozes, castanhas e outras oleaginosas

As oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são ricas em fibras, que facilitam o trânsito intestinal e contribuem para a eliminação de toxinas prejudiciais à saúde da pele.

Esses alimentos ainda contêm zinco, que é importante para a produção de colágeno, e são boas fontes de vitamina E, que deixa a pele com uma textura mais suave e previne o ressecamento.

Agora que você conhece a lista dos alimentos que melhoram a pele, procure incluí-los na sua dieta diária e não se esqueça de que a água também é fundamental para a manutenção da saúde e da beleza. Cuide-se!

Fonte(s): Marie ClaireTão FemininoCosmopolitan.